O cérebro tem um filtro anti-spam. Quem o diz é um grupo de investigadores da Universidade Milano-Bicocca, Universidade de Verona, ambas italianas, e da Universidade Duke de Durham, nos Estados Unidos da América.
Esse filtro encontra-se no córtex frontal direito e ativa-se para bloquear todos os estímulos irrelevantes que nos distraem das nossas tarefas.
O estudo, publicado no The Journal of Neuroscience, editado pela universidade milanesa, demonstra que quanto mais numerosas são as distrações, mais este filtro funciona de forma eficaz e até mais rápida.
Estímulos de prevenção
Os investigadores usaram uma ressonância magnética para medir a atividade do cérebro durante a execução de uma tarefa que passava por indicar a direção de uma seta que surgia num ecrã, juntamente com outras setas que “caminhavam” na mesma direção ou em sentido contrário e que apenas serviam para distrair a atenção.
Verificou-se que essas setas perturbadoras foram sempre ignoradas, ou seja, o filtro anti-spam natural do cérebro ativa-se de forma preventiva quando existe uma elevada probabilidade de haver estímulos que nos possam distrair.
Francesco Marini, o investigador principal deste estudo, que atualmente está a fazer um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, em San Diego, diz que a investigação “mostra que os mecanismos cerebrais reagem de forma preventiva perante vários estímulos, respondendo de forma flexível de acordo com o tipo de atenção que cada tarefa requere.”
Para Marini, estas descobertas são importantes sobretudo para profissões que requerem uma grande capacidade de focar a atenção na presença de fontes de distração, como pilotos, controladores de trafego aéreo e atletas.
Mais atenção em três passos
- Use a primeira hora e meia de trabalho para fazer as tarefas mais importantes;
- Depois, o cortéx pré-frontal terá necessidade de relaxar um pouco. Aproveite essa altura para responder a e-mails, fazer telefonemas e beber um café.
- De seguida, volte a concentrar-se noutra tarefa importante e siga a regra da hora e meia de focalização, fazendo sempre uma pausa.