© Shutterstock
Clorofila: o pigmento das plantas que traz benefícios sérios à sua saúde

Clorofila: o pigmento das plantas que traz benefícios sérios à sua saúde

A clorofila é muito mais do que um simples pigmento que dá a cor verde às plantas e vegetais. Conheça quais são os benefícios que pode trazer à sua saúde.

Por Jun. 12. 2021

É nas plantas e nos vegetais que podemos encontrar a clorofila e só por consumi-los diretamente nas nossas refeições, como sabemos, já estamos a contribuir para o bem-estar geral e para a prevenção de um número de doenças. Mas já alguma vez pensou em consumir clorofila, de forma líquida ou em suplementos?

Começando pelo princípio, a clorofila atribui o tom verde às folhas das árvores, às plantas e aos vegetais (encontramo-la em alimentos como brócolos, feijão verde, salsa, espinafres e espargos), mas tem ainda uma outra função importantíssima, a de ajudar a fazer a fotossíntese. É ela que absorve a luz e que faz e produz alimento para a própria planta.

Não só a clorofila é importante para as plantas, como também é para os humanos. Hoje em dia, já existem algumas formas de a consumir, sem ser através da ingestão de vegetais. Já é possível encontrar em lojas de produtos naturais clorofila líquida (em que se coloca algumas gostas num copo de água, por exemplo) ou suplementos de clorofila.

Na verdade, este pigmento tem sido até um sucesso nas redes sociais. Este ano, tornou-se viral no Tik Tok, basta procurar pela hashtag #chlorophyll e encontra vídeos com milhares de visualizações. Os utilizadores foram mostrando como tomavam clorofila e partilharam os benefícios visíveis que este ingrediente trazia à pele e à saúde no geral. Ainda assim, aconselhamo-la, antes de tomar, a consultar um médico.

@chlorophyllgirl

Detoxes your body & skin and stops body oder 💥💳💥💳💥 #chlorophyll #chlorophyllwater #skincare #skincarebyhyram #fyp

♬ Here – ✨𝕊𝕠𝕟𝕘𝕤✨

Os benefícios da clorofila

O site Health enumera alguns dos principais benefícios que o pigmento pode trazer à sua saúde.

Pele. De facto, e tal como os utilizadores do Tik Tok mostraram, parece que a clorofila ajuda a reduzir significativamente a inflamação na pele. Um estudo de 2015 mostrou que as pessoas com acne mostraram melhorias significativas quando aplicaram clorofila topicamente durante três semanas.

Sangue. A clorofila é quimicamente semelhante à proteína da hemoglobina, armazenada nos glóbulos vermelhos e responsável por transportar oxigénio no corpo. Isto pode aumentar a produção do sangue e a qualidade dos glóbulos vermelhos.

É antioxidante. Esta é uma poderosa fonte antioxidante, ou seja, ajuda a combater os radicais livres que destroem as células saudáveis do organismo, que consequentemente conduzem ao envelhecimento e ao enfraquecimento do sistema imunitário. Ajuda a estar mais protegida e a controlar o número de radicais livres no organismo.

Desintoxica. Uma vez que estamos todos os dias expostos a bactérias, poluição e a outras agressões para o organismo, a clorofila pode ser uma aliada que ajuda a desintoxicar, graças às suas propriedades. A sua função é ajuda a neutralizar os efeitos nocivos destas agressões e a expulsá-los.

É um desodorizante natural. Esta investigação começou nos anos 40 e mostrou que, de facto, a clorofila ajuda a neutralizar os odores corporais, mas não só. Ainda que os estudos ainda sejam escassos, há também cientistas que afirmam que esta pode ser uma boa ajuda no combate ao mau hálito.

Há alguns efeitos secundários a que deve estar atenta na ingestão de clorofila, como:

  • Problemas digestivos
  • Diarreia
  • Fezes esverdeadas ou amarelas
  • Comichão ou ardor quando é aplicada topicamente

Mais uma vez, relembramos que antes de começar a tomá-la, deve consultar um especialista.

Mais sobre mal-estar