© Shutterstock
Saiba como evitar o colesterol alto

Saiba como evitar o colesterol alto

O consumo de grandes quantidades de gordura saturada e trans é o principal fator responsável pelo colesterol alto. Saiba o que deve fazer para evitar problemas cardiovasculares e baixar os níveis de colesterol.

Por Ago. 27. 2019

Um estudo da Fundação Portuguesa de Cardiologia mostra que cerca de dois terços da população adulta portuguesa têm o colesterol elevado.

Além disso, esta é uma das 20 doenças crónicas que afeta metade dos portugueses. Nas mulheres, estima-se que 25,7% sofra com este problema. Os dados são do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), realizado no início de 2019 pelo Instituto nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Embora o colesterol desempenhe um papel importante na formação de células cerebrais e nervosas, um nível elevado desta substância no nosso organismo faz com que haja um elevado risco de enfartes e ataques cardíacos, duas das principais causas de morte na Europa.

Há ainda que saber distinguir entre o ‘bom’ colesterol, lipoproteínas de alta densidade (HDL), e o ‘mau’ colesterol, lipoproteínas de baixa densidade (LDL). São os elevados níveis de LDL que contribuem para doenças de coração e circulatórias.

De acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, “os valores de LDL são considerados adequados quando são inferiores a 115mg/dl, enquanto que os valores de HDL devem ser superiores a 35mg/dl nos homens ou 45mg/dl nas mulheres, para que desempenhem um efeito protetor a nível cardiovascular”.

Causas do colesterol alto

As razões para os níveis altos de colesterol são muitas. De acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, as principais são:

Alimentação rica em gorduras saturadas, como carnes vermelhas, queijos, manteiga, bolos, natas;

• Excesso de peso;

Sedentarismo;

Hereditariedade.

Como evitar o colesterol elevado?

Escolha os alimentos certos

Carnes vermelhas, produtos à base de natas, presuntos, salsichas, queijos amarelos, batatas e peixes fritos devem ser consumidos em muito pouca quantidade, pois são alimentos ricos em sal e gordura, dois inimigos do colesterol.

Por outro lado, deve incluir na sua alimentação diária azeite, abacate, frutos secos, alcachofra, romã, maçã, arandos, leguminosas, peixe azul, alho, carnes brancas e soja.

Coma sempre à mesma hora

Refeições tomadas fora de horas é outro fator que faz com que o colesterol aumente. O ideal é que não falhe o pequeno-almoço e estabeleça horários para todas as refeições do dia.

Sempre que não conseguir cumprir uma hora, encare a situação como uma exceção e não faça disso regra.

Faça exercício físico regular

A atividade física é outra aliada contra o colesterol alto. O segredo é a regularidade, por isso tente fazer exercício físico 30 minutos por dia. Está provado que praticar desporto aumenta o “bom” colesterol.

Não sabe como começar? Estas dicas podem ajudar, bem como uma destas app e estes exercícios simples no banco do jardim.

Não fume

Está provado que o tabaco aumenta os níveis de LDL (“mau” colesterol). O fumo, além de afetar os vasos sanguíneos, facilita a formação de placas de aterosclerose (afeção degenerativa das artérias) onde se vai formar o colesterol.

Diga adeus aos cigarros.

Durma sete a oito horas por noite

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 40% da população mundial dorme mal. Horas de sono insuficientes é outra das causas do colesterol elevado.

Para que consiga ter noites mais descansadas, leia as 8 dicas para conseguir dormir melhor.

Faça rastreios de colesterol regulares

Se tem histórico familiar destes problema, esta indicação é fundamental. A realização destes rastreios é muito importante para que controle os níveis de colesterol.

Durante a consulta é doseado o nível de colesterol total no sangue, avaliada a pressão arterial, medido o peso e altura e calculado o índice de massa corporal.


Tem colesterol alto? Descubra ainda os 5 superalimentos portugueses em que deve apostar.

Mais sobre doença