Cuecas menstruais: simplifique a sua menstruação de forma sustentável
As cuecas menstruais são uma opção confortável e mais económica para quem se preocupa com o desperdício e proteção ambiental. Saiba do que falamos.
Todas nós sabemos o dinheiro que implica comprar produtos menstruais todos os meses durante anos a fio, certo? Mas já parou para refletir sobre o impacto brutal que estes produtos descartáveis representam para o meio ambiente?
Em média, uma mulher é menstruada durante 40 anos, cinco dias por mês, 2.400 dias ao longo da vida – ao todo, são cerca de seis anos e meio. Ou seja, ao longo da sua vida, uma mulher pode usar de 5.000 a 15.000 tampões, aproximadamente 182 quilos de lixo. Inacreditável, não acha?
Pior, a grande maioria acaba em aterros sob a forma de lixo plástico, outros acabam em rios e mares. E todo este plástico vai permanecer no ambiente durante pelo menos 500 anos.
Felizmente, já surgiram outras alternativas, como é o caso do copo menstrual, bem mais económicas e amigas do ambiente, mas nenhuma é tão simples como vestir apenas umas cuecas.
As denominadas cuecas menstruais – ecológicas, económicas, higiénicas, saudáveis e práticas – absorvem o fluxo, substituindo totalmente o uso de outros produtos como tampões ou pensos higiénicos descartáveis. Prometem conforto, segurança e discrição, de forma a que nem se lembre que as está a usar.
Podem também ser utilizadas para o pós-parto, spoting ou perdas de urina.
Como funcionam?
As cuecas menstruais são, aparentemente, umas cuecas normais, mas nas quais na zona central se encontra um absorvente integrado que absorve o sangue menstrual.
São transpiráveis, antibacterianas, absorventes, impermeáveis e laváveis. Têm diferentes níveis de absorção para os diferentes tipos de fluxo de cada mulher ou para cada fase da menstruação. Podem ainda conter um absorvente extra para mais absorção.
E quanto à duração? Aguentam até 12 horas ou o equivalente a quatro tampões, mas este é um fator que vai depender do fluxo e da cueca que adquirir.
Sendo uma proteção menstrual externa, que não entra em contacto com a sua flora vaginal, a cueca menstrual protege-a contra o temível Síndrome de Choque Tóxico.
Como lavar
Depois de cada utilização é aconselhável passar por água e sabão neutro para tirar a maior parte do sangue.
Podem ser lavadas à mão ou colocadas na máquina a lavar, no máximo a 40º, com roupa da mesma cor.
Para que durem o máximo de tempo possível, não use amaciador (as fibras podem entupir e ficar menos absorventes), lixívia, ferro de engomar ou máquina de secar.
Onde encontrar
Fizemos uma seleção de cuecas menstruais para que possa encontrar as ideais para si.