Saúde

8 cuidados para deixar a sua vagina feliz (e saudável)

O cuidado e a higiene vaginal são motivos de preocupação para as mulheres. Ainda assim, cuidar da vagina pode dar mais trabalho do que se pensa. Será que anda a fazer tudo certo?

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
8 cuidados para deixar a sua vagina feliz (e saudável) 8 cuidados para deixar a sua vagina feliz (e saudável)
© Freepik
Marta Chaves
Escrito por
Jun. 05, 2024

Porque será que tudo o que envolve genitais, ou a zona genital, é levado ou demasiado a brincar ou muito a sério? Só o nome “vagina” é tão dramático, que podia andar vestido de fato e gravata. Porque não “pipi”? Já percebemos: não estamos a falar para crianças de 6 anos. Ficamo-nos por vagina.

Ainda que sussurremos, seja quando falamos no assunto ou dizemos a dita palavra, temos de desmistificar este tema. A nossa relação com a vagina equivale a uma relação com uma amiga: esta tem de ser cultivada, cuidada e fomentada. Queremo-la feliz.

Se o nosso órgão genital não for bem cuidado, vai perceber de imediato. Para isso não acontecer, o melhor será ler as sugestões que evidenciamos de seguida.

8 cuidados para a sua vagina ser mais feliz

1. Use cuecas de algodão

Use cuecas de algodão

© Canva

Não se deixe enganar pelas boas dezenas de tecidos que existem à venda nas lojas. No que diz respeito às partes íntimas, o algodão é o único material recomendado pelos especialistas para ser usado no dia a dia. A razão é simples: o algodão deixa a pele respirar e absorve a humidade. Ainda assim, se estiver sozinha em casa, o ideal é não ter nada vestido – pelo menos na parte de baixo. O verbo “arejar” deve ser aqui aplicado.

2. Exercite-a! (e não estamos a falar das pernas)

bolas kegel

© Canva

Os exercícios kegel são ótimos para fortalecer toda a zona pélvica. Estas simples contrações vaginais prometem resultados na sua saúde: por um lado, são ótimos para um maior controle da bexiga, que contribui para a prevenção de problemas como a incontinência; por outro, ajudam a aumentar o prazer e a facilitar o orgasmo. Pode incluir estes exercícios no seu treino diário. Saiba tudo sobre exercícios de kegel.

3. Não lave a vagina (pelo menos, diretamente)

Não lave a vagina (pelo menos, diretamente)

© Canva

Neste aspeto, não tem de se preocupar com a sua vagina, pois ela trata bem de si mesma. Acontece que este órgão genital limpa-se sozinho através de uma bactéria boa chamada lactobacilos, que deixa um ácido que não permite que os germes se desenvolvam.

No entanto, Alison Bourne, especialista em saúde feminina, explica ao jornal Mirror que é importante lavar bem toda a área externa, como os grandes lábios e o clitóris. “Esta área pode ficar contaminada com urina ou fezes que, consequentemente, provocam infecções. Lavar com água quente uma vez por dia é suficiente.

4. E se não tivesse de usar pensos higiénicos ou tampões?

© Instagram@ Thinx

Ainda que não provoquem grandes problemas de saúde no dia a dia, os tampões e pensos higiénicos são feitos com substâncias tóxicas. Em 2016, a revista francesa 60 Millions fez uma investigação e análisou várias marcas de produtos de higiene feminina. Nestes, foram encontrados resíduos tóxicos em marcas como O.B e Tampax. Porém, além de já existirem pensos higiénicos orgânicos e a opção do copo menstrual, há uma outra opção – totalmente inovadora.

Foram lançadas umas cuecas de algodão orgânico que absorvem a menstruação e que pode usar durante o dia inteiro. As Thinx são umas cuecas normais (estão até disponíveis vários formatos, como de cintura subida, tanga ou ainda fio dental), que não acumulam bactérias, e que absorvem a menstruação de dois tampões grandes. Depois da utilização, basta lavá-las e estão prontas a serem usadas de novo. 

5. Introduza o iogurte grego nas suas refeições

 Introduza o iogurte grego nas suas refeições

© Canva

Voltamos a falar da lactobacilos. Pode parecer estranho mas, como explica a Columbia University, o iogurte grego contém uma bactéria semelhante à que a vagina produz, a lactobacilos, que ajuda a prevenir e a tratar infeções fúngicas.

Ainda que não tenham sido feitos estudos científicos que provam que o iogurte grego ajuda a curar estas doenças, já foi provado que ajuda a travar o seu crescimento. A universidade americana vai mais longe e afirma que há mesmo estudos que recomendam colocar iogurte diretamente na vagina. Talvez um pouco exagerado?

6. Dê descanso à lâmina

lamina depilacao

© Canva

As lâminas são a forma mais fácil de fazer a depilação. Não provocam dor, o 8 cuidados para deixar a sua vagina feliz (e saudável)processo é rápido e a pele fica como a de um bebé. Porém, trazem outros problemas. “Ao estar constantemente a cortar o pelo estimula o seu crescimento e irrita a pele”, explicou ao Style Caster Noemi Grupenmager, fundadora e CEO da Uni K Wax Centers, em Nova Iorque. 

A cera é, assim, um dos melhores métodos a adotar, ainda que deva ser feita por um profissional para reduzir o risco de queimaduras. Saiba mais sobre depilação total e se deve mesmo adotar este método.

7. Diga sim aos sabonetes sem cheiro e géis intímos

sabonete sólido

© Canva

Os aromas frutados e doces podem ser muito agradáveis, mas não são os melhores para a vagina. Acontece que os sabonetes e géis de duche com cheiro secam a pele e podem até deixá-la irritada. O melhor é mesmo lavar os genitais com água quente ou usar um gel íntimo próprio que não desiquilibra o pH vaginal.

8. Lubrifique, sem vergonhas

lubrifique, sem vergonhas

© Canva

O lubrificante pode ser o melhor amigo da sua vagina, até porque só traz vantagens! A secura vaginal pode ser um problema, uma vez que causa algumas dores e desconforto durante o acto sexual.

Anti-histamínicos, antidepressivos ou até mesmo a pílula são algumas das medicações que podem causar secura vaginal. A solução é usar lubrificante quando tiver relaçãoes sexuais! Isto vai ser tão prazeroso para si, como para o seu parceiro. Veja as nossas sugestões de lubrificantes.

Últimos