Felizmente, para nós, a maioria das questões abaixo da cintura nem sempre são assuntos sérios. Mau cheiro? Acontece. Alguma dor durante o sexo? Não entre em pânico – é muito comum e pode ser apenas temporária. Mas há certos sintomas ginecológicos que requerem uma atenção redobrada e cuidados médicos. Saiba, a seguir, quando é que o desconforto vaginal é sinónimo de que deve ir ao médico.
5 sintomas de desconforto vaginal que a devem levar ao médico
1. Alterações no corrimento
O corrimento normal é claro, esbranquiçado ou amarelado, pegajoso ou elástico, variando na quantidade e consistência dependendo de fatores como o ciclo menstrual, se está grávida ou se ocorre durante as relações sexuais.
Contudo, se reparar em alguma alteração repentina no corrimento como a cor, consistência (por exemplo, corrimento espesso, poderá ser sinal de candidíase) ou quantidade (apesar de a quantidade do corrimento aumentar normalmente durante a ovulação ou quando se encontra sexualmente excitada, poderá ser um sinal de estar a desenvolver uma infeção), deve consultar um médico.
2. Odor
Apesar de cada vagina ter um odor único, se existir uma alteração significativa de odor em relação ao normal, pode ser causa de preocupação e desconforto vaginal.
Alguns tipos de odor são característicos de certas infeções – por exemplo, cheiro a peixe é característico da vaginose bacteriana.
3. Prurido
O prurido pode desenvolver-se como sintoma de uma infeção, como vaginose bacteriana ou candidíase, mas também pode ser um sinal de irritação ou reação alérgica, por exemplo causadas por preservativos ou sprays. Neste caso, um produto natural calmante pode ajudar a aliviar a irritação e ajuda a pele a recuperar.
4. Ardor
Idêntico a prurido, o ardor pode ser sinal de infeção ou um efeito secundário de irritação. Se utilizar um produto como loção ou sprays vaginais e se sentir uma sensação forte de ardor após, assegure-se que lava bem os resíduos o mais rapidamente possível para minimizar a irritação.
5. Dor
Sentir dor enquanto urina pode ser indicação de uma infeção urinária ou vaginal. A dor que ocorre durante as relações sexuais pode ser um sinal de infeção ou também indicar que sofre de endometriose, mas, mais frequentemente, este é um efeito da secura vaginal, mais comum durante a menopausa, quando existe uma queda dos níveis de estrogénio, fazendo com que os tecidos vaginais se tornem mais finos e percam a sua elasticidade e lubrificação natural.
Quando a vagina não tem lubrificação suficiente, a penetração pode causar fricção e danos nos tecidos, o que resulta em dor e até mesmo em infeções.
Se sofrer de secura vaginal, tente aliviar os sintomas utilizando um hidratante vaginal ou lubrificante. Um hidratante é aplicado diariamente e proporciona um efeito a longo-prazo de alívio de dor e fricção, enquanto os lubrificantes são utilizados principalmente para as relações sexuais e têm um efeito a curto prazo.
Costuma sentir desconforto vaginal? Veja também em que alturas deverá evitar o sexo.