Há cuidados que pode ter durante a gravidez que a vão ajudar a lidar com a mudança e as transformações do sue corpo. Preparar tudo com antecedência é sempre o primeiro passo para evitar chegar perto da data e correr o risco de não ter, por exemplo, a mala de maternidade pronta.
Assim, para que tenha tudo organizado e não lhe falte nada antes de receber em casa o seu bebé, reunimos algumas dicas essenciais para pôr em prática ao longo dos nove meses de gestação. Ora veja.
5 formas de combater o stresse da gravidez
1. Priorizar o descanso
Pode ser difícil manter uma rotina de sono saudável com um corpo em constante mudança, mas esta deve ser uma prioridade.
Apesar destas complicações, é fundamental dedicar entre sete a nove horas de sono por noite, pois descansar bem não só promove uma boa saúde mental, mas também física. Ao manter hábitos de sono saudáveis estará a contribuir para uma redução dos níveis de stresse durante o dia.
2. Praticar self-care
Garantir que existe tempo para relaxar é fundamental, seja através da leitura de um livro ou a ouvir música relaxante.
Durante este período, certifique-se que tem tempo para estas atividades que podem não só reduzir o stresse, como também promover um ambiente calmo para o bebé, mesmo ainda dentro do útero.
3. Exercitar regularmente
A prática de exercício físico durante a gravidez tem vários benefícios. Para além de ajudar a gerir melhor a ansiedade, também promove uma boa rotina de sono e melhora a saúde física e mental.
Se conseguir, dedique meia hora por dia a exercícios como cardiologia ou aeróbica. Encontre uma atividade que possa realizar com segurança e com a qual se sinta confortável.
Para além de uma atividade física, lembre-se que é também importante fortalecer o pavimento pélvico na gravidez.
4. Contar com o apoio de outros
Os amigos e a família podem ser uma boa forma de ajudar a reduzir o stresse. É fundamental contar com o apoio dos que a rodeiam para aligeirar o impacto emocional associado a esta nova etapa da vida.
5. Poupar e gerir as finanças familiares
É importante que, durante ou antes da gravidez, haja uma grande componente de planeamento em termos financeiros. A chegada de um bebé representa um grande peso monetário para os futuros pais.
Neste sentido, deve-se procurar formas de poupar sempre que possível, por exemplo, através da aquisição de bens de puericultura em segunda mão.