Poucas são as pessoas que no dia a seguir a dormirem em casa de alguém dizem que tiveram uma noite tranquila. “Estranhei a cama”, é a justificação mais ouvida.
Quando o assunto é dormir bem não há nada como fazer um sono de beleza na nossa caminha. Mas, afinal, por que motivo é que isso acontece?
Por que razão não consegue dormir bem?
Nada tem a ver com o facto da cama ser desconfortável. Um estudo desenvolvido pela Brown University (2016) conclui que no momento em que encosta a cabeça numa cama que não é a sua, o hemisfério esquerdo do cérebro (que controla as funções verbais incluindo a linguagem, o pensamento e a memória de palavras) entra em alerta. O resultado? É ativado uma espécie de “sistema de vigilância“, fazendo com que permaneça ansiosa durante toda a noite.
A boa notícia é que, segundo os investigadores, esta assimetria do cérebro só acontece na primeira noite em que pernoita numa cama diferente.
No entanto, noites tranquilas é aquilo que muitos dos portugueses não têm tido. Segundo um estudo da Conforama que contou com a participação de 1200 inquiridos (48,3% homens e 51,7% mulheres), divulgado em 2017, os portugueses dormem pouco e mal.
Apesar de saberem a importância de uma boa noite de sono, apenas três em cada 10 portugueses dorme as oito horas de sono diárias recomendadas. Nesta investigação, foram ainda divulgados outros dados: 71% dos inquiridos dorme sete ou menos horas por noite; 48% diz não conseguir dormir bem nem o suficiente.
Se não consegue dormir bem, aposte nestes cinco alimentos que a ajudam a dormir melhor.