Acordar com o corpo e mente descansados é essencial para conseguir enfrentar o dia a dia com energia. Porém, nem sempre é caso, o que pode deixá-la a questionar porquê.
Na verdade, e de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications, liderado por Raphael Vallat, do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, “a forma como as pessoas acordam e recuperam a atenção nas horas após o sono está relacionada com como estão a dormir, a comer e a fazer exercício“, afirma.
Depois de analisar tanto adultos gémeos como adultos geneticamente não relacionados, o cientista e a sua equipa descobriram, então, que os níveis de atenção ao acordar não são afetados pela genética, mas sim por fatores diários modificáveis, como a qualidade do sono, da alimentação e da atividade física.
Preparada para melhorar os seus dias e ser mais produtiva? Veja como o pode fazer com simples passos matinais.
Como estar mais alerta, de acordo com a ciência
Sono de qualidade
A falta de atenção diurna está muitas vezes associada a sono insuficiente, o que por sua vez diminui os níveis de produtividade no trabalho, por exemplo. Por isso, é essencial dormir bem, não só para a mente, como para o corpo.
Ao longo do estudo, os cientistas concluíram que graus de alerta mais elevados estão diretamente associados a longas noites de sono.
Ao dormir mais horas, está a proporcionar mais oportunidade para as fases REM, ou seja, o sono profundo, fundamental para acordar descansada e com mais atenção.
Experimente ir para a cama um pouco mais cedo que o habitual, sem telemóvel ou televisão. Temos a certeza que vai sentir a diferença na manhã seguinte!
A importância da atividade física
Tal como o sono, o exercício físico é uma prática indispensável para uma vida saudável e, claro, para ter mais energia.
De acordo com o estudo da Universidade da Califórnia, níveis mais elevados de atenção matinal estão associados a prática de mais atividade física no dia anterior.
Ou seja, ao gastar mais energia, consegue dormir melhor e, por consequência, estar mais alerta e ser mais produtiva.
Seja uma caminhada, um treino personalizado ou um passeio de bicicleta, não se esqueça de cuidar da sua saúde e de mexer o corpo diariamente.
O segredo do pequeno-almoço certo
O último passo para um dia com mais energia é, claro, um bom pequeno-almoço.
Curiosamente, os investigadores descobriram que uma refeição matinal com mais hidratos de carbono com açúcar limitado (e menos teor de proteínas) resultou em níveis de alerta mais elevados.
Por fim, descobriram ainda que existem diferenças nos níveis de alerta matinal em diferentes idades.
“Indivíduos mais velhos sentem-se em média mais alerta do que os indivíduos mais jovens”, afirma Raphael Vallat.
“Esta foi uma descoberta interessante, que pode estar associada com outra relação forte que encontrámos neste estudo: a de felicidade e de alerta. Quanto mais feliz for, mais alerta se sente“, conclui.