Saúde

Gwyneth Paltrow revela a nova tendência: sono clean

Depois da alimentação clean e da beleza clean, a nova tendência na saúde é o sono clean!  E, claro, a principal adepta da prática é a atriz Gwyneth Paltrow.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Sono clean: Gwyneth Paltrow revela a nova tendência
Escrito por
Mar. 17, 2017

Se na alimentação clean o objetivo é evitar alimentos processados, sem ingredientes artificiais que possam comprometer a saúde, e optar por tudo o que é fresco e natural, no sono clean, o facto de ser clean (limpo), consiste em dormir pelo menos, sete a nove horas por noite e, principalmente, que esse tempo seja de qualidade.

Temos, assim, de respeitar os ritmos circadianos, ou seja, os ritmos da luz do dia e da escuridão noturna. É que o sistema hormonal (sobretudo o feminino) está sincronizado para que quando há luz estejamos ativos, podendo recuperar energia quando cai a noite. Por isso, o abuso da luz artificial, como consultar o telemóvel antes de ir para a cama ou ver televisão à noite altera esse equilíbrio. Além disso, não permite que tenhamos um sono clean.

Este sono clean já é experimentado por famosas – como Gwyneth Paltrow

Gwyneth Paltrow, que afirma não ser uma especialista no assunto, afirmou em entrevista ao jornal Daily Mail Online que o sono desempenha um papel tão poderoso na regulação do apetite e dos níveis de energia, que essa deveria ser a principal prioridade na vida das pessoas, antes mesmo de uma dieta. “Frank Lipman, o meu especialista em nutrição, explica que um sono de má qualidade pode perturbar o metabolismo e as hormonas, o que pode levar ao ganho de peso, mau humor, má memória e confusão mental, bem como a condições de saúde preocupantes, como inflamações e baixa imunidade (o que pode aumentar o risco de doenças crónicas). E é óbvio que um sono pobre é terrível numa perspetiva de beleza”, disse.

Ainda segundo a atriz, embora existam diversos truques de beleza, nada se compara aos benefícios de uma boa noite de sono.

Yoga Nidra: a solução para um sono profundo consciente

Yoga é, a par da meditação, uma das atividades mais recomendadas para combater a insónia. Especificamente, o Yoga Nidrá, que significa yoga do sonho (ou yoga do sono). Trata-se de um método que abandona o estado de vigília, através dos sonhos. Depois, acaba por aceder ao ‘sono profundo’ e consciente. Para o conseguir esta disciplina é combinada com meditação. Para implementá-lo, a primeira coisa a fazer é, antes de se deitar, fechar os olhos, manter a concentração e pensar, lentamente, em todas as partes do corpo. Senti-las uma a uma. Com a prática pode pensar até mesmo nos órgãos que compõem o corpo. Mas lembrando-se sempre de controlar a sua respiração.

Também está desejosa de experimentar este sono clean? Faça como Gwyneth Paltrow! Saiba ainda se as oito horas de sono são necessárias ou não.

Últimos