Hidratação: cinco ideias que tem mesmo de desmitificar
Será que beber muita água faz mal? E quando estamos com sede já estamos desidratadas? A água é o principal constituinte do nosso organismo, por isso devemos estar a par de todos os mitos sobre a hidratação para nos mantermos saudáveis. Conheça-os a seguir.
Desde crianças somos avisadas de que devemos beber muita água durante o dia e não, não é só quando praticamos exercício físico. Para mantermos uma boa hidratação, segundo o Instituto de Hidratação e Saúde, é essencial “beber entre 1,5 a 2 litros de líquidos por dia”.
Acontece que, muitas vezes, criamos algumas ideias (ou ouvimos alguma conversa, vá) em torno de determinado assunto que nos levam a acreditar em mitos que não passam disso mesmo: histórias que devem ser desmistificadas. Conheça-as a seguir e saiba também quais são os principais sintomas de desidratação.
Tire todas suas dúvidas sobre hidratação
Beber muita água não faz mal
É muito normal ouvirmos que beber demasiada água não faz mal, mas a verdade é que se for em excesso pode originar hiponatremia, que é como quem diz inchaço das células provocado pelos níveis de sódio muito diluídos no organismo.
Ter sede é sinal de desidratação
Não é. Segundo o Instituto de Hidratação e Saúde “a sede é o desejo consciente de ingerir água. No entanto pode não ser um bom indicador de desidratação. Quando temos sede já poderemos estar a desidratar, entre 1% a 2%. Portanto não deveremos esperar pela sensação de sede para ingerir líquidos.
As bebidas com cafeína não hidratam
Desde que não ultrapasse a ingestão diária de 300 mg as bebidas com cafeína não são adversas à hidratação. A partir desta quantidade pode existir um aumento de produção de urina.
Beber água ajuda a perder peso
Bem, não é o ato de beber água que emagrece. O que acontece é que se se sentir hidratada vai sentir-se melhor e estar mais saciada logo, vai sentir menos fome.
Só a água é que hidrata
Este é um dos mitos em que as pessoas mais acreditam e que não é, de todo, verdade. A prova está no site do Instituto de Hidratação e Saúde: “existe à disposição no mercado português uma variedade enorme de bebidas, que incluem bebidas de sumos de frutos, de polme, de extratos vegetais, aromatizadas, sumos 100%, néctares, chás e tisanas, bebidas isotônicas e bebidas lácteas. As sopas são também uma excelente fonte de hidratação (apresentam valores de água entre 88% e 93%).
Quais são os principais sintomas de desidratação?
• Cansaço mental e corporal;
• Sensação de aumento de temperatura corporal;
• Vertigens e tonturas;
• Dores de cabeça;
• Náuseas ou vómitos;
• Alterações visuais e auditivas.
Acreditava nestes mitos? Veja também os mitos de alimentação que tem de deixar de acreditar.