4 ingredientes que provocam ansiedade
A alimentação desempenha um papel determinante também na saúde mental. Tenha em atenção ao que está a consumir no dia a dia e faça alterações na sua rotina.
Nós somos o que comemos. Quantas vezes já ouviu esta frase? Escolher bem os alimentos que consumimos diariamente não só promove a saúde física, como a mental.
Sabia, por exemplo, que existem ingredientes ou alimentos que podem, de facto, espoletar estados ansiosos, nervosos ou depressivos? Talvez até os inclui todos os dias nas suas refeições, mas está na hora de revê-los.
O site Healthline, dedicado à saúde, revelou alguns tipos de alimentos que podem contribuir para o aumento de ansiedade e stresse no dia a dia. Em baixo, mostramos-lhe quais é que deve evitar ou moderar o seu consumo.
Conheça-os.
Ingredientes que podem aumentar a ansiedade
Álcool
O ritual de beber mais do que um copo de vinho à noite para relaxar pode ser já típico na vida de adulto. Porém é a parte do relaxar que pode não ser totalmente verdadeira. Acontece que o álcool pode ter um impacto significativo na hidratação do organismo e no sono e, consequentemente, desencadear reações ansiosas.
Como o álcool altera os níveis de serotonina e a função dos neurotransmissores do cérebro, a ansiedade tem tendência a piorar.
Tal como é aconselhado pela comunidade médica, deve beber em moderação. Um copo por dia não fará mal, mas mais do que isso pode ter efeitos contrários.
Cafeína
A cafeína não poderia deixar de estar na lista de ingrediente que piora os estados ansiosos e de nervosismo, claro. Além disso, como também reduz a produção de serotonina (conhecida como a hormona da felicidade), pode provocar estados depressivos.
Se consumir cafeína de forma moderada, à partida, o organismo não irá ressentir. Caso contrário, o nervosismo e a ansiedade podem aumentar.
Açúcar
A sensação de prazer é momentânea e não muito mais do que isso. O açúcar não traz benefícios alguns para a saúde e ainda pode ter algum impacto na saúde mental.
Os açúcares adicionados fazem com que os níveis de açúcar no sangue subam e desçam drasticamente, fazendo também com que a energia atinja picos altos e baixos. Quando todos estes níveis estão mais em baixo, a ansiedade tende sempre a subir.
É através da insulina que o corpo absorve a glucose e estabiliza os níveis de açúcar, mas sem sempre o organismo consegue que isto seja eficaz e rápido. São vários os estudos que indicam que consumir grandes quantidades de açúcar provoca estados de irritabilidade, preocupação e até tristeza.
Hidratos de carbono refinados
Falamos de alimentos como pão branco, bolos, refrigerantes, snacks salgados e doces, arroz branco ou farinhas e muitos outros que contém pouca quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Infelizmente, este tipo de alimentos já faz muitas vezes parte do nosso dia a dia, mas tem um impacto maligno na nossa saúde.
Além de o seu consumo poder aumentar o risco de ter uma doença cardiovascular, diabetes ou obesidade, a ciência já correlacionou também este tipo de alimentos com aumentos de estados ansiosos e de depressão, principalmente em mulheres.
Faça um equilibro de ingestão destes produtos e aposte antes numa dieta à base de vegetais e fruta.