Popular, viciante e, para variar, incrivelmente saudável – assim é a kombucha. O seu sabor peculiar e poderes benéficos devem-se a uma colónia simbiótica de bactérias e leveduras chamada scoby. É basicamente chá fermentado, por isso, tem “borbulhas” e é rico em probióticos.
Na verdade, esta bebida fermentada de origem milenar vem da China, onde se trata de um verdadeiro elixir de vida longa e boa saúde. Curiosa? Descubra mais, em baixo.
O que é o kombucha?
Obtido através da mistura de chá preto ou verde com açúcar, o kombucha é uma bebida com um fungo específico, formado através de uma simbiose de leveduras e bactérias. Por isso, é um chá um pouco avinagrado e com gás, rico em nutrientes e probióticos benéficos para a saúde.
Afinal, ajuda a melhorar os níveis energéticos, fortalece os rins e os músculos, alivia os distúrbios do sono, diminui dores nas articulações, reduz os sintomas de diabetes, pressão arterial, reumatismo ou excesso de peso e problemas digestivos.
Ver esta publicação no Instagram
Como preparar
Não, não é super fácil preparar kombucha em casa – contudo, não é impossível. Para começar, é necessário arranjar o scoby (Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast), o segredo para tornar um chá adoçado em kombucha. Depois, é preciso ser paciente e esperar pela fermentação.
No entanto, lembramos que é possível adquirir este chá já feito e pronto a consumir, em várias lojas e supermercados por Portugal.