Enquanto uns conseguem adormecer em lugares tão aleatórios como transportes públicos, museus ou bares, outros até na cama têm dificuldade em pregar olho. No entanto, a posição em que fecham os olhos é importante para a saúde.
Afinal, o modo como adormecemos reflete-se na forma como passamos a noite e acordamos. Isto é, se nos deitarmos para um dos lados, de barriga para cima ou para baixo, vamos ver as consequências das nossas ações.
Mas, então, quais são as melhores posições para dormirmos, tendo a saúde em conta?
Melhores posições para dormir
Há muito que os especialistas recomendam dormir de barriga para cima, de modo a conseguirmos uma boa noite de sono, além de reduzir a probabilidade de desenvolver dores de pescoço e costas, a longo prazo.
Porém, de acordo com a Healthline, foram encontrados mais benefícios em dormir de lado dos que anteriormente se conheciam.
“Quando feito corretamente, com um alinhamento adequado do corpo, dormir de lado pode reduzir, não só as dores de articulações, como no fundo das costas, além de dor crónica associada com condições a longo prazo, como fibromialgia”, refere, acrescentando existirem também ganhos para quem ressona.
Ainda assim, dormir para um dos lados em vez do outro é melhor para a saúde. Falamos do lado esquerdo, sobre o qual se pensa existirem mais vantagens para a saúde.
Benefícios de dormir para o lado esquerdo
Melhorar a digestão
Martin Seeley, especialista do sono, em entrevista à edição britânica da Glamour, sublinha que dormir para este lado promove a digestão.
“Isso permite que a gravidade facilite o movimento da comida desde o estômago até ao intestino, o que pode ajudar a fazer a digestão adequadamente e a reduzir o refluxo ou azia.
Ressonar menos
Como já se deve ter apercebido, quando dormimos de barriga para cima, há quem tenha uma maior tendência a ressonar.
Este problema pode ficar resolvido quando nos deitamos de lado, uma vez que “esta posição ajuda a manter as vias respiratórias abertas e reduz a probabilidade da sua obstrução”, esclarece o profissional de saúde.
Deste modo, é possível ressonar mesmo e melhorar a respiração durante o sono.
Aliviar a azia e refluxo
Uma vez que “o estômago se mantém abaixo do esófago”, nesta posição, “a possibilidade do ácido do estômago viajar de novo até ao esófago reduz-se”, nota o especialista. Assim, torna-se benéfico para quem sente, com regularidade, azia.
Potencia a circulação
Segundo Martin Seeley, “dormir para o lado esquerdo pode promover a circulação sanguínea, particularmente para órgãos vitais, como o coração, rins e fígado”.
“Isto permite um maior fluxo sanguíneo e reduz a pressão sobre estes órgãos, potencialmente beneficiando a saúde cardiovascular, de uma forma genérica”.
Traz uma maior conforto durante a gravidez
Vários médicos recomendam que as grávidas durmam para o lado esquerdo. E não é por acaso. A Sleep Foundation clarifica que, ao fazê-lo, “melhora o fluxo sanguíneo entre o coração, feto, útero e rins, ao mesmo tempo que retira a pressão do fígado”.