Os 5 melhores alimentos para curar a gripe
Um sistema imunológico forte é meio caminho andado para estar mais protegida no inverno (e não só, claro). Por isso, conheça uma mão cheia dos melhores alimentos para curar a gripe.
Começa a sentir mal-estar, dores de cabeça, musculares e articulares. Começa com aquela tosse seca e irritativa. Pouco depois, coloca o termómetro na axila e apercebe-se que tem febre.
Não precisamos de mais indicadores para sabermos que estamos doentes. E também não precisamos de mais para conseguir identificar o problema.
De acordo com a Direção Geral de Saúde, estes são os principais sinais da gripe, que habitualmente dura entre três a quatro dias. A recuperação completa acontece, por norma, numa ou duas semanas.
Como evitar uma gripe
Há várias formas de contornar esta doença infeciosa, sendo a mais eficaz a vacinação anual.
Evitar o contacto com pessoas com estes sintomas e lavar frequentemente as mãos também ajuda a diminuir a probabilidade de contágio, tal como manter uma .
E se não conseguirmos evitar a gripe?
Segundo a Direção Geral de Saúde, há uma série de procedimentos a tomar:
- ficar em casa em repouso;
- utilizar soro fisiológico para a obstrução nasal;
- tomar antibióticos, depois de examinada por um médico;
- beber muita água;
- consumir determinados alimentos.
Quais são esses alimentos? Conheça-os, abaixo.
Os melhores alimentos para curar a gripe
Hortelã pimenta
São muitos os benefícios desta planta. Pode ser usada para problemas de estômago, inflamação de músculos, descongestionamento nasal e antigripal.
Para melhorar da gripe, experimente tomar chá de hortelã pimenta ou ingerir gotas de óleo essencial.
Gengibre
O sumo de gengibre é bom para desintoxicar o organismo e digerir melhor as proteínas. Mas não só. Tem ação anti-inflamatória, que ajuda a melhorar os sintomas de constipação, tosse e bronquite.
Salmão
Todos os anos, a Associação Portuguesa de Nutricionistas alerta para os alimentos essenciais que impedem a gripe de se manifestar.
Na lista, estão os peixes com ómega 3, como o salmão, que ajudam a reforçar o sistema imunitário.
Ananás
O ananás é rico em água, baixo em calorias e conhecido pelas suas propriedades diuréticas e digestivas. Mas não só. É também um xarope caseiro ótimo para a gripe. Para o fazer, precisa apenas desta fruta, gengibre e um pouco de mel.
Cherovia
Parece cenoura, mas não é. Este legume, muito cultivado na Beira Interior, tem propriedades diuréticas, anti-reumáticas e antioxidantes. Ajuda, por isso, a acalmar a tosse.