Desencadeada por fatores biológicos e pelo estilo de vida, a depressão é um dos flagelos dos nossos dias, tanto que a Organização Mundial da Saúde estima que um em cada 20 adultos sofra desta doença, número que tem tendência a crescer.
No entanto, investigadores da Universidade de Cambridge, em Inglaterra, e da Universidade Fudan, na China, descobriram que adotar um estilo de vida saudável reduz o risco de depressão.
O estudo publicado recentemente no jornal científico Nature Mental Health sustenta ainda que, embora o ADN possa aumentar a nossa propensão para esta condição, um estilo de vida saudável pode contribuir e muito para a sua prevenção.
Estas importantes conclusões são resultado de uma análise de 290 mil pessoas – das quais 13 mil sofreram de depressão – durante 9 anos.
Passos para evitar a depressão
1. Dormir bem
De todos os fatores, ter uma boa noite de sono – entre sete e nove horas por noite – é o mais importante. Reduz em 22% o risco de depressão, incluindo episódios depressivos únicos e depressão resistente ao tratamento.
2. Não fumar
A probabilidade de vir a ter uma depressão é 20% menor nos não fumadores. Quem fuma está mais predisposto a sofrer de estados depressivos, apesar de ainda não se perceber bem o porquê; pensa-se que está associado ao vício da nicotina que provoca irritabilidade, ansiedade e mudanças de humor.
3. Relações sociais frequentes
Estar com as pessoas que são importantes para nós e nos acrescentam algo reduz, em geral, o risco de depressão em 18%. Este é o fator que mais protege contra o transtorno depressivo recorrente.
Descobriu-se ainda que a solidão e a falta de apoio social aumentam o risco de infeção e aumentam os marcadores de deficiência imunológica.
4. Atividade física regular
A prática de exercício físico regularmente diminui em 14% o risco de vir a sofrer de depressão. O exercício físico liberta endorfinas, que proporcionam uma sensação de bem-estar, no cérebro, ajudando a reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e diminuir o stresse.
5. Dieta saudável
Ter uma alimentação equilibrada reduz o risco de depressão em 6%. Vários estudos indicam que um regime alimentar saudável, rico em fruta, hortícolas, cereais integrais, carnes brancas, peixe e lacticínios com baixo teor de gordura ajuda a evitar a depressão.
6. Sedentariedade baixa a moderada
Quem não é sedentário tem 13% menos probabilidade de vir a ter uma depressão. Este fator está associado ao anterior. A falta de atividade física e a falta de sono podem prejudicar a capacidade do corpo de responder ao stresse.
7. Consumo moderado de álcool
Não consumir bebidas alcoólicas ou fazê-lo esporadicamente diminui o risco de depressão em 11%. O álcool atua como depressor de diversas ações do sistema nervoso central, facilita as alterações de humor e a diminuição da sensação de prazer e bem-estar.