Saúde

Sabia que a ansiedade é pior de manhã? Descubra porquê

Uma apresentação no trabalho, um teste na escola ou uma entrevista de emprego podem ser causas de ansiedade matinal, no entanto, esta pode surgir mesmo em manhãs calmas e sem compromissos. Descubra o que provoca este fenómeno.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Sabia que a ansiedade é pior de manhã? Descubra porquê Sabia que a ansiedade é pior de manhã? Descubra porquê
© Pexels
Ana Francisca Oliveira
Escrito por
Out. 31, 2022

A ansiedade e o stresse são duas perturbações do foro psicológico conhecidas como as condições do século XXI. Pode até parecer um pouco exagerado, mas de acordo com dados globais recolhidos pelo Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde, fundado por Melinda e Bill Gates, em cada dez pessoas pelo menos uma sofre de algum tipo de transtorno de ansiedade.

Esta pode surgir em qualquer idade ou fase de vida, e chega até a ser incapacitante para algumas pessoas.

Se sofre com ansiedade, já notou de certeza que esta é pior de manhã, e não apenas em dias desafiantes com apresentações de trabalho ou reuniões difíceis.

Na realidade, há uma justificação para este fenómeno. Explicamos a seguir.

Como se manifesta a ansiedade

Os sintomas da ansiedade variam de pessoa para pessoa mas, em geral, estes manifestam-se não só psicologicamente, como fisicamente.

Emocionalmente podem causar preocupação e tristeza, medo, pânico e até sensações de descontrolo. Já fisicamente os sinais não são tão claros e podem mesmo ser confundidos com outros fenómenos.

A sensação de fadiga é, por vezes, a menos associada à ansiedade, mas é um dos principais sintomas da mesma, tal como os suores, tremores e aumento de frequência cardíaca e respiratória.

O que desencadeia a ansiedade matinal

Sophie Vreeburg, do departamento de Psiquiatria do University Medical Center, em Amesterdão, concluiu num estudo que “transtornos de ansiedade foram associados a níveis elevados de cortisol ao despertar”, o que indica que esta hormona pode ser a causa da ansiedade matinal. Na verdade, este fenómeno é um ciclo vicioso.

O cortisol “tende a aumentar como resposta fisiológica ao stresse”, afirma Ewelina Dzirurkowska da Medical University of Gdańsk na Polónia, num estudo sobre o impacto desta hormona na saúde mental.

Isto quer dizer que quando acorda preocupada, nervosa e principalmente stressada, os níveis de cortisol aumentam, o que leva a um pico da ansiedade.

No entanto, há várias formas de combater este transtorno, basta encontrar a que resulta melhor para si.

Dicas para controlar a ansiedade

1. Fazer do exercício físico um hábito;
2. Treinar exercícios de respiração;
3. Focar a atenção em atividades de relaxamento;
4. Aceitar que não é possível controlar tudo;
5. Manter uma atitude positiva;
6. Identificar o que a deixa ansiosa.

O que não deve fazer

Tentar colocar todas as estratégias em prática ao mesmo tempo. Estabeleça pequenos objetivos que consiga facilmente cumprir;

Focar-se nas coisas que não consegue mudar;

Convencer-se de que é o único a passar por estes problemas. Muitas pessoas sentem ansiedade ou medo em determinados momentos das suas vidas;

Evitar situações que a possam deixar ansiosa. De forma lenta e gradual, tente enfrentá-las para que consiga ir combatendo a ansiedade que lhe despertam;

Recorrer ao álcool, tabaco, jogo ou drogas para “aliviar” os sintomas de ansiedade, pois podem contribuir para a degradação da sua saúde mental.

Fonte: CUF.

Últimos