Saúde

Já riu hoje? 14 razões pelas quais deve rir mais

O que é que ajuda a reduzir o stresse, estimula a criatividade e melhora a função cardiovascular? Rir! Conversámos com a psicóloga Catarina Lucas para descobrir todos os benefícios do riso. Ora veja.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Já riu hoje? 14 razões pelas quais deve rir mais Já riu hoje? 14 razões pelas quais deve rir mais
© Freepik
Ana Filipa Damião
Escrito por
Mai. 10, 2024

Já lhe aconteceu estar num “dia não”, achar piada a alguma coisa que lhe disseram, rir, e começar a sentir-se melhor? Pode parecer mentira, mas rir talvez seja um dos melhores remédios para aliviar a tristeza ou a ansiedade. Como se uma boa gargalhada nos deixasse mais leves.

A magia pode não funcionar exatamente desta forma, mas a verdade é que “o riso não é apenas uma expressão de alegria, também traz uma série de benefícios para a saúde“, começa por explicar Catarina Lucas, psicóloga e diretora do Centro Catarina Lucas.

“Quando rimos ocorre uma ativação cerebral que inclui diferentes áreas do cérebro, como o córtex pré-frontal, o córtex motor e o sistema límbico. Ocorre ainda o estímulo do sistema de recompensa que liberta neurotransmissores associados à sensação de prazer”, conta à Saber Viver.

rir criancas grupo

© Pexels

“O riso reduz também a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pela resposta ao stresse, e promove a atividade do sistema parassimpático, por sua vez responsável pelo relaxamento. Além disso, rir envolve uma respiração mais profunda, o que pode aumentar o fluxo de oxigénio no cérebro.”

O riso como ferramenta contra a ansiedade

“O riso não é psicoterapia, mas pode ser terapêutico“, diz a psicóloga. Pode ser uma ferramenta no combate à depressão, ansiedade e stresse, e por isso é frequentemente implementada em terapias complementares ou alternativas.

“Existem várias formas de terapia baseadas no riso, como a terapia do riso e o ioga do riso, que incorporam o riso como uma ferramenta terapêutica para promover o bem-estar emocional e mental. Estas práticas muitas vezes incluem exercícios de riso, jogos e técnicas de respiração destinadas a induzir o riso de forma deliberada”, continua.

“Apesar destas abordagens não substituírem um processo psicoterapêutico e até um acompanhamento médico, podem ser usadas como complementos eficazes para melhorar a saúde mental e emocional”, afirma.

rir mulher

© Pexels

Benefícios do riso

Para a saúde física

Fortalece o sistema imunológico;

Reduz o stress;

Alivia a dor;

Melhora a função cardiovascular;

Promove o relaxamento muscular;

Melhora a função respiratória.

Para a saúde mental

Reduz o stress e a ansiedade;

Promove o pensamento positiva;

Melhora o nosso estado de humor;

Torna-nos mais resilientes;

Estimula a criatividade;

Aumenta a autoestima;

Fortalece os laços sociais e promove as relações interpessoais.

Rir aumenta a esperança de vida?

“Alguns estudos sugerem que existe uma relação entre o riso e o aumento da esperança de vida”, diz Catarina Lucas. “Embora o riso não resolva todos os males, ele pode desempenhar um papel significativo na promoção de uma vida mais longa e saudável. Integrá-lo regularmente na rotina certamente contribui para uma melhor saúde e bem-estar, o que, por sua vez, pode aumentar suas chances de viver mais tempo”, aconselha a psicóloga.

Últimos