Há quem aproveite todos os segundos da manhã para dormir. Por isso, com o despertador ao último minuto possível antes de ir para o trabalho, tomar banho é uma atividade para o final do dia. Outros, pelo contrário, só conseguem acordar verdadeiramente com um duche mal se levantam.
Independentemente da preferência, o momento do dia em que decide tomar banho traz mais ou menos vantagens para a saúde, de acordo com especialistas.
Segundo Aragona Giuseppe, médico na Prescription Doctor, consultado pela edição britânica da Glamour, “um banho matinal é, provavelmente, mais popular entre as pessoas, uma vez que desperta dos sentidos e prepara-as para o dia que lhes segue“. Porém, “não é necessariamente o melhor”, acrescenta.
Tomar banho à noite ajuda a dormir melhor
Dadas as propriedades calmantes de um duche ao final do dia, torna-se na melhor solução. Ao deixarmos cair a água morna sobre os nossos ombros e costas, relaxamos naturalmente e libertamos a tensão acumulada ao longo das horas de trabalho.
Além disso, tende a ser “um indutor natural do sono“, afirma Christopher Winter, médico na American Academy of Sleep Medicine, ajuda a reduzir os níveis de cortisol (a hormona ligada ao stresse) e regula a temperatura corporal.
“Durante o dia, o corpo e o cabelo absorvem alergénios transportados no ar, sujidade e fuligem, especialmente nos meses em que há mais pólenes, químicos e suor. Por isso, se vão para a cama sem um duche, vão transferir para os lençóis, o que, “não só promove alergias durante a noite, como pode causar comichão, irritação e pele seca“, explica.
Benefícios para o rosto
O mesmo se aplica à face. Ao deitar-se sem tomar banho, poderá potenciar problemas de pele, como acne, “devido à sujidade que leva para os lençóis e fronhas das almofadas, além do óleo natural do rosto”.
De acordo com a National Sleep Fondation, tomar banho antes de dormir contribui para uma limpeza de pele ainda mais eficiente, além de diminuir o envelhecimento cutâneo e fazer com que os cremes hidratantes atuem com maior eficácia.