5 truques para acordar cedo (e bem disposta)

5 truques para acordar cedo (e bem disposta)

Se é daquelas pessoas que adora dormir e que amaldiçoa o despertador sempre que toca, este artigo é para si. Saiba o que fazer para acordar cedo e… com um sorriso nos lábios.

Por Fev. 1. 2017

O sono é fundamental para viver mais e melhor, mas “os portugueses dormem pouco e mal.” Quem o diz é Joaquim Moita, coordenador do Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Presidente da Associação Portuguesa de Sono (APSono), que alerta para o facto de “a sociedade portuguesa estar organizada de forma que o trabalho, a educação e o lazer não proporcionem as sete a nove horas que o adulto deve dormir.” E “uma boa noite de sono é a primeira chave para acordar cedo, com bom humor, cheio de energia e uma maior confiança no desempenho das tarefas ao longo do dia”, acrescenta Maria Helena Estêvão, pediatra com a competência de Medicina do Sono, que integra também a APSono.

As regras a seguir para acordar cedo e bem disposta

O resultado da privação de sono ou de sono insuficiente, diz Joaquim Moita “é a sonolência diurna excessiva, acompanhada de pior desempenho cognitivo e motor, perda de memória e alteração do humor.” Posto isto, o melhor mesmo é começar a dormir bem para acordar bem-disposta. Mas como é isso possível? “A duração do sono deve ser suficiente para descansar e estar alerta no dia seguinte. Não durma menos nem mais do que é necessário. O sono deve ser contínuo, sem interrupção, e profundo o suficiente para ser restaurador”, ensina o presidente da APSono.

Para que isso aconteça, “a hora de acordar deve ser a mesma todos os dias” e, mesmo ao fim de semana, “não durma mais do que uma hora que o habitual”, aconselha o especialista. “Nas quatro horas anteriores ao início do sono, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas ou com cafeína”, bem como “praticar exercício vigoroso (como corrida) nas horas que antecedem o deitar, pois perturba o adormecer e a qualidade de sono”, aconselha Joaquim Moita.

O quarto deve ter uma temperatura entre os 20ºC e os 22ºC. Idealmente, diz o médico, “utilize uma cama a 30cm de chão e um colchão com uma espessura de, pelo menos, 30 cm. O ambiente deve ser silencioso e sem luminosidade. Transforme o seu quarto num santuário sóbrio, dedicado exclusivamente ao sono. Televisão, relógios e telemóveis devem ser banidos”. Experimente, as probabilidades de acordar mais bem-disposta são muitas.

O sono nos mais novos

Nas crianças e adolescentes, o sono tem um papel importante no crescimento, desenvolvimento e metabolismo, bem como no comportamento e aprendizagem. Para que acordem todos os dias bem-dispostos é necessário:

  • Instituir um horário regular de sono, tentando ajustar a hora de deitar com o período de maior sonolência da criança;
  • Assegurar horas suficientes de sono. A sua insuficiência provoca birras, comportamento hiperativo, mau humor e comportamentos de risco;
  • Acordar a criança com gestos/palavras de carinho e com luz natural;
  • Prever o tempo adequado para preparar a ida para a escola com calma e sem ralhetes;
  • Preparar um pequeno-almoço com odor convidativo. O cheiro a pão torrado ou a acabar de ser feito é um chamariz;
  • Promover a atividade física. As crianças que têm muita atividade física durante o dia adormecem mais facilmente, dormem melhor e durante mais tempo e acordam mais “frescas”;
Fonte: Maria Helena Estêvão, pediatra com a competência de Medicina do Sono.

Costuma acordar cedo e bem disposta? Tem alguns truques que utiliza para partilhar connosco? Veja ainda os nossos truques para ser mais saudável.