Há benefícios em conversar com o parceiro após as relações sexuais
A intimidade vai muito além do sexo e dialogar com o parceiro após as relações sexuais traz muitos benefícios para o casal. Ora veja.
Com uma vida repleta de obrigações, os casais queixam-se da falta de tempo para dialogar e para trabalhar as relações, por isso, os cientistas recomendam dialogar após o sexo, um momento a dois que deve ser aproveitado ao máximo.
As conversas tidas depois das relações sexuais são momentos de grande intimidade para um casal que são fundamentais para manter os relacionamentos vivos.
De acordo com os investigadores da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos da América, nesses momentos, “há uma intimidade emocional intensificada que pode preparar as pessoas para desenvolver uma ligação maior com o parceiro”.
Quando um casal está deitado, confortável, relaxado e próximo, a tendência é que as conversas sejam mais íntimas, autênticas e que não haja autocensura, havendo até espaço para se fazerem mais brincadeiras com as palavras.
Isto acontece porque os membros do casal estão emocionalmente seguros e baixam a guarda, sentindo-se mais compreendidos e confiantes. É, portanto, o momento certo para exprimir sentimentos positivos, dividir intimidade e reforçar a ligação já existente.
Todos os casais podem beneficiar desses diálogos pós-sexo, mas claro que os que têm filhos ainda mais
Satisfação masculina
Curiosamente, neste estudo, foram os homens que reportaram maior satisfação pelo aumento do tempo passado a conversar depois do sexo – convém salientar que apenas foram analisados casais heterossexuais.
“Quando o estudo promoveu deliberadamente esse tipo de intimidade [ao longo de três semanas], mostrou que os homens eram especialmente recetivos, e isso aumentou a sua satisfação com o relacionamento”, explica John P. Crowley, professor do Departamento de Comunicação na Faculdade de Artes e Ciências da universidade já citada.
O mesmo investigador diz que isso pode acontecer porque “geralmente, os homens, na nossa sociedade, não têm a oportunidade de expressar os seus sentimentos e emoções tanto quanto as mulheres”.
O professor aconselha os terapeutas de casal a encorajarem os casais a ter conversas de almofada para fortalecerem o seu relacionamento. Todos os casais podem beneficiar desses diálogos pós-sexo, mas claro que os que têm filhos ainda mais, já que os momentos só para os dois costumam escassear.
Uma razão biológica
Se olharmos para o campo da biologia, as conversas pós-sexo podem estar associadas ao orgasmo, pois, com este, sente-se um pico de oxitocina, a chamada hormona do amor e do bem-estar, que contribui para a diminuição dos níveis de stresse, o aumento da confiança no parceiro e a ligação entre os membros do casal.