Depois de terem analisado 964 casais, os investigadores alemães perceberam que planear antecipadamente os encontros íntimos significa melhor sexo e que isso tem tudo a ver com a comunicação.
Ou seja, falar sem preconceitos sobre sexualidade e preferências sexuais melhora a vida sexual dos casais.
O estudo analisou o grau de excitação e de inibição, bem como os traços de personalidade de cada participante (extroversão, neuroticismo, empatia, abertura e escrupulosidade). E concluiu-se também que as pessoas mais organizadas e meticulosas noutras áreas da vida têm um melhor desempenho sexual e menos inibições, além de conseguirem ter mais prazer e preocuparem-se em proporcionar prazer aos parceiros.
As pessoas mais conscientes têm também relações mais duradouras e mais felizes. Isto porque arranjam tempo de qualidade para a intimidade, para o parceiro e esforçam-se para ter uma vida sexual mais satisfatória.
Em conversa com Gigi Engle, sexóloga e coach sexual, e Cristina Mira Santos, psicóloga, coach sexual e autora do livro O Melhor Sexo do Mundo (A Esfera dos Livros), explorámos a questão do agendamento das relações e tentámos descobrir se esta é, efetivamente, a melhor solução para os casais não se esquecerem da sua intimidade.
3 passos para despertar a sua vida sexual
1. Melhore a sua autoestima. Escreva dez qualidades que a distinguem e pense nelas nos dias em que se sente mal consigo própria.
2. Liberte-se de preconceitos em relação à sua aparência e ao seu corpo e verbalize o que sente ao seu companheiro; fale dos seus desejos e fantasias, foque-se na pessoa com quem está e não finja orgasmos, caso contrário poderá prolongar a insatisfação sexual.
3. Leia livros eróticos. Este tipo de literatura evoca os sentidos e puxa pela imaginação, mais do que os filmes pornográficos.
Fonte: adaptado de Manual de sedução, Ver Ribeiro (Manuscrito).
Se pretende melhorar as suas relações sexuais, descubra 7 coisas que não sabia sobre sexo, orgasmos e prazer.