Limpar os nossos brinquedos sexuais é o ato menos sensual que poderemos imaginar. Mas precisamos (mesmo) de o considerar preliminares ou uma parte importante do nosso prazer.
Afinal, quando o fazemos, estamos a cuidar, não só da nossa saúde, como do tempo de vida desses complementos. Ou seja, é necessário desinfetar e guardar adequadamente todos os vibradores, de modo a impedir a proliferação de bactérias.
“Queremos limpar os nossos brinquedos sexuais todas as vezes que os usamos, uma vez que os brinquedos sujos e usados podem introduzir bactérias e, possivelmente, causar infeções”, explica Searah Deysach, educadora sexual, à Healthline. “Também podem ficar com fibras agarradas, pó e outros detritos que não queremos perto do nosso corpo”, completa.
Deste modo, poderemos contrair infeções ou doenças sexualmente transmissíveis, ao partilhar os objetos com parceiros, sem os limpar devidamente entre utilizações.
Como limpar
Genericamente, devem ser limpos com água morna ou à temperatura ambiente e um sabão neutro. Existem também produtos específicos para o fazer, por norma em spray, que facilitam o processo.
Porém, é preciso ter sempre em conta o material em que é feito o brinquedo, que pode encontrar, ora na embalagem, ora no documento das instruções. Claro que se não o descobrir, deve repensar se é boa ideia utilizá-lo, porque algo de errado não está certo.
Depois de o saber, deve adaptar a limpeza a cada um deles e nunca utilizar álcool. Assim sendo:
• silicone ou vidro: água morna e sabão neutro ou antibacteriano ou um sex toy cleaner;
• nylon: com sabão neutro;
• pvc e vinil: água morna e um pano húmido com alguma espuma;
• latex: água à temperatura ambiente e um pano ensaboado;
• plástico abs: com água morna e sabão neutro ou um sex toy cleaner.
Não se esqueça, contudo, que se o brinquedo não for à prova de água não o pode submergir. Prefira um pano húmido para o limpar ou um dos produtos pensados especificamente para isto.
Como secar
Idealmente, deve deixar o seu complemento ao prazer secar ao ar, em cima de uma toalha lavada ou de papel absorvente. Evite limpá-lo com papel higiénico ou rolo de cozinha, uma vez que poderão deixar alguns resíduos para trás.
Posteriormente, guarde-o apenas quando estiver completamente seco. Caso não o faça, espere uma festa de bactérias quando o voltar a querer utilizar e, possivelmente, uma infeção.
Quando limpar
Os brinquedos sexuais têm de ser higienizados antes e depois de cada utilização, para eliminar qualquer resíduo, lubrificantes (que, caso utilize com objetos de silicone, deve ser à base de água para não o danificar) e fluídos corporais.
Além disso, é aconselhável limpá-lo antes de o experimentar pela primeira vez, tendo em conta que faz uma longa viagem desde que é desenvolvido até chegar às suas mãos.
Produtos para limpar os brinquedos sexuais
Nos supermercados, farmácias, parafarmácias e plataformas online, pode encontrar produtos específicos para este fim. Descubra, na galeria, em baixo, algumas opções para deixar os seus brinquedos prontos para uns bons minutos de prazer.