Ao longo da vida, o desejo sexual aumenta e diminui, muitas vezes devido às rotinas diárias, às alterações hormonais ou até algumas doenças. Logo, manter o desejo sexual, principalmente numa relação de longa duração, pode ser um desafio mas existem diferentes formas de ser criativa e recuperar a libido. Uma delas? Através da comida.
Para Megwyn White, Diretora de Edução na Satisfyer e Sexóloga Clínica Certificada, existem alguns princípios que podemos ter em conta quando exploramos o prazer sexual através da comida.
“Brinque com cor dos alimentos, até porque o modo como apresentamos a comida estimula e a ativa o cérebro; explore as diferentes texturas dos ingredientes tanto com as mãos, como com a boca, enquanto aumenta a sensualidade da experiência de comer e saboreie os ingredientes”, afirma.
A cor, textura e sabor dos alimentos tem impacto no prazer sexual
Comer para ter prazer
Apesar de o cheiro e o sabor serem essenciais para aumentar o prazer sexual (existem estudos que provam que a perda de olfato pode contribuir para a diminuição da libido), a hidratação desempenha também um papel fundamental.
A água presente no corpo é responsável por manter o ritmo circadiano do organismo, impedir o cansaço e enxaquecas, prevenir a secura vaginal e a disfunção eréctil.
No que respeita aos alimentos, não existem limites para a criatividade e para as diferentes formas de os explorar. Porém, o chocolate, a melancia, as nozes, o salmão e a romã são os ingredientes principais para apoiar o nível de óxido nítrico, responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos.
Mais do que ingredientes afrodisíacos, estes alimentos vão ajudar a relaxar os músculos e aumentar a circulação sanguínea, o que por sua vez permite orgasmos mais profundos e intensos.
2 receitas para abrir o apetite sexual
Smoothie orgasmo misturado
Rico em vitamina B6, o abacate pode ajudar a diminuir os sintomas da síndrome pré-menstrual, enquanto os espinafres suportam o fluxo sanguíneo e ajudam a aumentar a testosterona.
Já o ananás aumenta a libido e a resistência sexual, tal como as sementes de chia, enquanto a água de coco é responsável pela produção de hormonas sexuais.
- 1 chávena de espinafres
- ½ copo de ananás
- ½ abacate
- ½ colher de sementes de chia
- ½ taça de água de coco
Salada de cenoura e sementes de girassol
Além de melhorar a saúde digestiva, as fibras da cenoura ajudam na produção de hormonas sexuais e aliviam a síndrome pré-menstrual.
Já as sementes de girassol aumentam os níveis de dopamina no cérebro, o que desencadeia o sentimento de excitação.
- 1 cenoura ralada longitudinalmente
- ½ colher de sementes de girassol
- azeite
- vinagre de cidra de maçã
- sal e alho a gosto