Durante toda a vida somos bombardeadas com mitos sobre sexo e muitas vezes baseamo-nos em respostas resultantes de saberes populares. Para desmitificar algumas questões lemos O Melhor Sexo do Mundo, da coacher sexual Cristina Mira Santos. Tire as suas dúvidas a seguir.
Esclareça estes mitos sobre sexo
Os orgasmos femininos e masculinos não são iguais
Verdade
Tal como nenhum homem tem um orgasmo igual ao amigo nem nenhuma de nós tem orgasmos iguais a outra mulher. Cada caso é um caso e os orgasmos não fogem à regra. Se para uns é uma experiência mais explosiva, outros são mais contidos, mas nem por isso menos intensos ou poderosos.
Toda a gente consegue identificar um orgasmo
Mito
Existem evidências científicas do que acontece, em termos físicos, durante o orgasmo, mas isso não quer dizer que toda a gente saiba identificar esse momento. Os espasmos musculares, a dilatação das pupilas e a ejaculação comprovam que se chegou ao momento do orgasmo, mas em termos emocionais a descrição do orgasmo não é universal, tal como o tipo de emoções provocadas pelo orgasmo varia de pessoa para pessoa.
Há uma temperatura ideal para o sexo
Verdade
Ter frio é um dos principais motivos para as pessoas não se despirem, mas por outro lado, calor em demasia também pode afetar a qualidade do envolvimento. Idealmente, o quarto (ou divisão que escolher) deverá rondar os 21ºC – se não tem ar condicionado em casa não se aflija. Um simples aquecedor ou uma ventoinha fazem o mesmo efeito.
Quando não há ejaculação, não há orgasmo
Mito
Muitas vezes se parte deste princípio e é um erro. Uma ejaculação e um orgasmo podem acontecer no mesmo momento, mas são processos diferentes.
Fingir que se é outra pessoa é sinal de que já não se gosta do parceiro
Mito
Recriar cenários e dar vida a personagens pode ter uma carga muito estimulante no envolvimento do casal. Despir o fato do dia a dia e sair da caixa, pondo as fantasias ao serviço, ajuda a desligar o botão da rotina e a explorar universos paralelos nos quais tem o poder de se reinventar não só a nível sexual, mas também emocional.
Deve-se beber água durante o sexo
Verdade
Durante o sexo deve ir bebendo água não só para repor os níveis de hidratação, mas também para aumentar a lubrificação. Talvez desconheça a ligação, mas a verdade é que a quantidade de água na boca ativa a quantidade de água na vagina. Em termos energéticos, ambos os órgãos estão ligados por uma corrente, o que significa que quanto mais molhada estiver a boca, mais molhada estará a vagina.
Só o orgasmo conseguido através da penetração é verdadeiro
Mito
Ou seja, só uma mulher com uma sexualidade bem desenvolvida e conhecedora das suas emoções pode ter um orgasmo real? Errado! Externos ou internos, simultâneos ou múltiplos, a sua origem não é relevante, nem existem orgasmos melhores do que outros.
Para o sexo são precisos dois
Mito
Não necessariamente. Não pode querer que façam amor consigo se não estiver disponível para o fazer consigo própria. Ora para saber onde quer e gosta de ser tocada tem de ter tocado em si própria e experienciado as sensações de cada descoberta. A masturbação existe para isso mesmo, para que se permita o prazer de se conhecer. A lógica do amor pressupõe partilha entre dois ou mais seres, mas também pode existir na lógica do amor-próprio.
O orgasmo tem epicentro exclusivo nos órgãos genitais
Mito
Este é um dos mitos mais comuns associados a este tema. E não corresponde à realidade. Pode-se atingir o orgasmo, por exemplo, através da estimulação dos mamilos, com uma sessão de beijos pelo corpo, ou com uma simples carícia nas mãos. O orgasmo é, mais do que um processo físico, um estado emocional e depende apenas do grau de excitação do recetor.
Tem mais alguma dúvida ou mitos sobre sexo que queira ver esclarecida? Partilhe-a connosco! Saiba também quais são as alturas em que deve evitar ter sexo.