É de conhecimento geral que fazer sexo traz benefícios ao bem-estar físico e emocional das pessoas. No entanto, muitos casais continuam a evitar manter relações sexuais durante o período menstrual da mulher. Não há uma fórmula correta, o que importa é que ambos se sintam confortáveis.
“A maior parte das mulheres refere não manter relações sexuais durante a menstruação porque muitas ainda vivem esta fase com desconforto físico e até com muita dor. Muitas também são influenciadas pelo estigma de que é algo sujo e, por isso, evitam”, afirma a especialista Vânia Beliz.
Para muitas mulheres, o sexo durante o período menstrual pode parecer um pouco sujo ou algo constrangedor. Mas, devido à particular sensibilidade dos órgãos genitais femininos, pode acabar por ser uma experiência muito benéfica.
Na verdade, a ideia de ter sexo com o período pode ser mais desconfortável para si do que para o seu parceiro, uma vez que, a maioria dos homens não se importa de manter a atividade sexual durante o período menstrual da parceira.
O que explica o aumento da predisposição para a atividade sexual?
Há uma explicação muito simples para o fenómeno. “Durante o nosso ciclo menstrual temos várias hormonas, nomeadamente o estrogénio e a testosterona, que aumentam e diminuem a sua concentração. Estas alterações podem aumentar o desejo sexual da mulher”, esclarece a especialista.
Benefícios
- O orgasmo feminino alivia as cãibras características do período;
- A penetração reduz a duração da menstruação, pelo simples facto de facilitar a saída do fluxo.
Riscos
• Use proteção
A sexóloga alerta para o perigo de engravidar e explica que “muitas pessoas consideram ser um benefício manter relações sexuais durante a menstruação, como uma forma de contraceção, e isso é uma ideia errada. Muitas mulheres engravidam no fim da fase menstrual porque os espermatozoides podem permanecer ativos cerca de 72h. Não somos todas iguais e, por isso, existem mulheres que ovulam mais cedo que outras”.
Use proteção, estar menstruada não descarta a hipótese de estar a ovular e poder engravidar.
• Doenças sexualmente transmissíveis
Qualquer pessoa sexualmente ativa, seja homem ou mulher, pode ser infetada por uma ou mais doenças sexualmente transmissíveis. A transmissão dá-se do homem para a mulher e da mulher para o homem. Mas será que ter relações sexuais durante a menstruação aumenta o risco de contágio?
“Sim, ter relações sem proteção por si já potencia o risco. Durante a menstruação, toda a região fica mais vulnerável – dá se uma vascularização e circulação sanguínea no útero, vagina e vulva e a abertura do colo do útero – e há redução da imunidade, provocada pela progesterona e alterações no pH vaginal”, revela Vânia Beliz. O melhor será mesmo não abdicar do uso do preservativo.
• Uso de produtos internos
Há mulheres que, com o objetivo de minimizar o sangramento, utilizam o tampão enquanto mantêm a relação sexual. A psicóloga clínica e sexóloga Vânia Beliz alerta para o perigo: “é preciso atenção para que não fiquem resíduos dentro do canal vaginal, algo que possa causar uma lesão”.
• Adote técnicas
Para evitar sujar a cama, pode optar por ir para o duche ou simplesmente colocar uma toalha escura em cima da cama.