Falar sobre sexo e intimidade já não é o bicho de sete cabeças que era há uns anos atrás. Gradualmente, geração a geração, temos vindo a desconstruir preconceitos sobre as relações sexuais e tudo o que estas englobam, explorando inclusive novas formas de expressão dos nossos desejos mais íntimos.
E por falar em novas formas de expressarmos a nossa sexualidade, destacamos neste artigo seis tendências sexuais para descobrir sozinha ou acompanhada este ano, de retiros íntimos a novas abordagens ao sexo.
Tendências sexuais para apimentar o ano
Erotic Escapism
O Erotic Escapism é uma das principais tendências de bem-estar sexual dos últimos anos. Convida-nos a explorar a nossa sexualidade de forma criativa, permitindo-nos fugir à rotina diária através de fantasias sensuais, como literatura erótica, filmes, jogos de role-playing e tecnologias inovadoras.
Retiros e workshops de bem-estar sexual
Os retiros e os workshops de bem-estar sexual estão a tornar-se cada vez mais populares, pois oferecem um espaço seguro para redescobrir a nossa sexualidade, aumentar a confiança na intimidade e conhecer melhor o nosso corpo. Práticas como o tantra ajudam a intensificar a experiência sexual num ambiente íntimo.
CUV-zone: o segundo ponto G
Em 2025, a Cuv-zone continuará a destacar-se na sexualidade, afirma a Satysfier, marca de bem-estar sexual. Esta área, que inclui o clitóris, a uretra e parede vaginal, está localizada perto do colo do útero e pode proporcionar uma sensação agradável através de uma estimulação e de uma pressão suave. Durante muito tempo, o tradicional ponto G foi considerado o principal centro de prazer sexual, mas a Cuv-zone é agora reconhecida como o “segundo ponto G”, proporcionando uma sensação de prazer intensa e única, diferente da estimulação tradicional.
Boy Sober e Micromance: as tendências sexuais da Geração Z
Tendências sexuais como o Boy Sober Movement e o Micromance demonstram como o romance está a evoluir em 2025. Enquanto a primeira promove pausas conscientes nos encontros, incentivando as mulheres a priorizarem o desenvolvimento pessoal e a força mental; a segunda refere-se a relações curtas, intensas e emocionalmente profundas, sem compromissos a longo prazo.
Ambas as tendências sexuais valorizam a qualidade das relações e apresentam uma nova perspetiva sobre o conceito de romance. Promovem o cuidado pessoal e as ligações emocionais, afastando-se de encontros superficiais e focando-se numa verdadeira conexão consigo mesmo e com os outros.
Karezza: onde a ligação emocional supera a importância do clímax
Karezza deriva de uma palavra italiana que significa ternura. Esta prática representa uma nova abordagem à sexualidade, centrada na criação de uma ligação emocional profunda e numa intimidade intensa, em vez de se focar apenas no orgasmo. O Karezza foca-se em movimentos lentos e conscientes, através de toques intensos e de uma atenção consciente do momento presente. A funcionalidade de meditação da Satisfyer Connect App, com masturbação guiada e exercícios de exploração para o corpo e para a mente, é uma boa opção para iniciar esta prática e fortalecer a ligação consciente com o seu corpo.
FemDom
O role play, o BDSM (sigla que remete para as palavras bondage, disciplina, sadismo e masoquismo), e os jogos de poder estão a tornar-se cada vez mais comuns. Entre as principais tendências destaca-se o FemDom, que significa “dominação feminina”, onde as mulheres assumem o controlo enquanto o(s) seu(s) parceiro(s) assume(m) o papel de submisso. Esta dinâmica erótica baseia-se na confiança, numa comunicação clara e em entendimentos mútuos que assegurem uma experiência segura e intensa.
Já conhecia estas tendências sexuais?