Barbie quer inspirar meninas e fechar o ‘dream gap’ entre géneros
A ideia é inspirar meninas a acreditarem em si e nas suas capacidades. Foram escolhidas dez mulheres portuguesas que deram o rosto pelo projeto.
Este é o terceiro ano consecutivo que acontece os Barbie Awards: um evento que distingue um grupo de mulheres portuguesas para inspirar as crianças a conquistarem os seus objetivos. Este ano, a celebração foi feita no Dia Internacional das Raparigas, 11 de outubro, em Lisboa, e contou com a presença de dez mulheres portuguesas.
Ana Moura, Cláudia Vieira, Conceição Queiroz, Gisela João, Joana Schenker, Joana Vasconcelos, Madalena Amaral, Raquel Strada, Telma Monteiro e Zita Martins foram as escolhidas para integrarem o chamado Dream Gap Project e receberam uma Barbie idêntica a si – com roupas e cabelos iguais a cada uma.
A iniciativa surgiu para chamar à atenção para os fatores limitativos que impedem as meninas de acreditarem no seu potencial. Em setembro deste ano, a Mattel Portugal desenvolveu um inquérito que mostra que 64% dos inquiridos não acreditam que as raparigas têm as mesmas oportunidades que os rapazes.
Foi por isso que a Barbie destacou exemplos de mulheres em todo o mundo que são modelos a seguir para meninas mais novas. A ideia é mudar a forma que a sociedade (e o mundo) pensa e age.
O que achou da ideia deste projeto? Saiba ainda as histórias inspiradoras que vai querer ler à sua filha.