O início do ano letivo é um tempo de sensações mistas para todas as famílias com filhos em idade escolar. Por um lado, vive-se a alegria do reencontro com colegas e amigos, a curiosidade da descoberta de novas aprendizagens e o entusiasmo por uma nova etapa prestes a começar. Por outro lado, não é mentira que a ideia de que chegou ao fim a época mais despreocupada do ano gera uma certa melancolia que, na maioria das vezes, é comum a pais e filhos.
Para que não se deixe levar por esse sentimento, sugerimos-lhe que se foque nas possibilidades que o calendário do presente ano letivo lhe oferece.
Longe vão os tempos em que podíamos marcar férias em qualquer altura do ano. Era só planear e partir. Era fácil. Ainda não tínhamos filhos na escola, nem éramos obrigadas a cumprir horários à risca, nem tínhamos de olhar para o calendário escolar para podermos marcar pausas ou escapadelas.
No entanto, o facto de agora ser diferente não significa que não seja possível ou que deixe de ser igualmente bom. É apenas diferente.
Claro que estamos um pouco mais limitadas: as férias e as pausas letivas condicionam-nos um pouco (bastante), a família acaba por “andar a reboque” das datas definidas pelo sistema educativo, mas o calendário escolar está cheio de possibilidades escondidas e, entre fins de semana e feriados, há pausas e pontes para gozar.
Calendário escolar 2024-2025: datas mágicas e proibidas para marcar férias
Aqui ficam as datas importantes do calendário escolar para as escolas públicas do ensino pré-escolar e do ensino básico e secundário.
Na prática, depois do arranque do ano letivo, pode contar com aulas até 17 de dezembro.
O segundo período só termina em março, mas pelo meio há uma pausa de três dias, para celebrar o Carnaval.
O terceiro período começa a 22 de abril, e termina a 6, 13 e 27 de junho, dependendo dos anos escolares. As férias da Páscoa decorrem de 7 a 21 de abril.
Com algumas pausas (merecidas) pelo meio. Estes são os feriados a saber.
Para que aproveite o melhor possível as pausas que o ano lhe oferece, sugerimos-lhe que comece já a planeá-las (esta lista de destinos pode ajudar). Afinal, também gozamos por antecipação e, parecendo que não, se estabelecermos metas, o tempo menos fácil parece não ser tão difícil.