Vai partir de Cascais um barco de 32 metros de forma a sensibilizar para a proteção dos oceanos

Um trimaran 100% sustentável vai sair de Caicais no dia 9 de maio em direção a França, em celebração do Dia Europeu do Mar. Conheça melhor esta ação.

Por Mai. 7. 2022

Os dados relacionados com a poluição marítima são alarmantes: sabia que todos os anos, em média, são produzidos 300 milhões de toneladas de plástico e que, dessas, 8 a 12 milhões vão para os oceanos?

O planeta nunca esteve tão ameaçado como hoje e é tempo de agir contra os hábitos diários que o prejudicam. Nos dias 8 e 9 de maio, Cascais vai ter um trimaram (uma embarcação com três cascos) na Marina para alertar e sensibilizar a população para a proteção dos oceanos.

Este trimaran tem 32 metros de comprimento, 23 metros de largura, pesa 15 toneladas e é 100% sustentável. E o mais inovador é que só existem sete barcos destes em todo o mundo.

O barco pertence à Fundação KRESK 4 OCEANS e tem o objetivo de contribuir para a Década da Ciência dos Oceanos, um programa da UNESCO que visa a proteção das vidas marinhas.

No Dia da Europa, a 9 de maio, o trimaran parte de Cascais e chega a França no dia 20, em celebração do Dia Europeu do Mar. Irá percorrer o mediterrâneo e passar por outras cidades como Barcelona, Marselha, Genova e Tunes com a mesma missão.

São três os níveis de atuação desta campanha:

 Em terra: tomar medidas para garantir que o plástico nunca chegue ao oceano. O objetivo é recolher o plástico antes que chegue ao oceano e criar redes locais para a transformação do plástico.

No mar: ajudar a proporcionar um melhor entendimento no mar de poluentes e contaminantes.

 Para o homem: sensibilizar e educar as gerações futuras e o público em geral sobre a preservação do nosso património. Criação de uma plataforma educacional, aprovada pelo sistema educativo estatal francês, com o objetivo de explorar os desafios da proteção do oceano.

Com o apoio das marcas SVR, Lazartigue e Fillmed, aproveite estes dois dias para ver o trimaran ao vivo e perceber o que pode fazer mais pela vida nos oceanos.

Mais sobre agenda