A vida, as exigências do quotidiano e o ritmo acelerado em que vivemos fazem com que todas nós suspiremos por férias, praia, calor, sol, mar e, porque não, uma boa revista para ler. A verdade é que impusemos um ritmo de vida tão exigente que não corresponde ao que o nosso corpo e mente precisam. E o pior é que normalizámos esse estilo de vida!
Foi a pensar nesta necessidade de nos colocarmos em off total, de nos permitirmos a dar espaço para estarmos a sós, connosco, com tempo e tranquilidade, para darmos mais de nós à nossa família e amigos, passarmos os dias sem olhar para o relógio ou e-mail, viajarmos e estarmos realmente com quem nos faz bem, que a edição deste mês foi idealizada.
O que pode encontrar nas páginas da Saber Viver de agosto (nas bancas)
Por outro lado, sei bem que há pessoas que têm muitas dificuldades em desligar do trabalho, mesmo durante as suas merecidas férias – aqui estou eu como que a levantar o braço direito e assumir que sou uma delas! E aqui podemos entrar numa dicotomia: as férias são para desligar totalmente ou parte das férias deve ser usada para planear o regresso, de forma a que depois não se entre rapidamente em stresse?
A resposta é sempre muito individual, ainda que arrisque lançar umas sugestões: planear previamente o trabalho de maneira a que quando regressar não tenha de executar tarefas atrasadas; deixar claro o que está ou não disposta a fazer durante as férias, para não ser incomodada com whatsapp urgentes; “gastar” um dia das suas férias a planear o seu regresso.
Pode até parecer contraditório estar a pensar em trabalho nas férias, mas, acredite, um dia de planificação pode ser altamente benéfico para o resto dos meses do ano. É um dia, não todos os dias das suas férias, sabendo que a prioridade tem de ser mesmo você, a sua família e amigos.
Aliás, esse equilíbrio é Saber Viver. Desejo-lhe umas boas férias e boas leitura na nossa companhia!
A edição de agosto da Saber Viver já está nas bancas, num local perto de si.