As denominadas fake news referem-se à divulgação deliberada de desinformação, rumores ou boatos através de um meio de comunicação social, mas principalmente através das redes sociais.
Foi através de eventos mediáticos como a vitória política de Donald Trump e Jair Bolsonaro, o Brexit e, mais recentemente, a pandemia de covid-19, que o conceito começou a dar que falar. As fake news são hoje uma ameaça real e combate-las está na ordem do dia.
Para que saiba distinguir o que pode ser uma possível notícia falsa, com conteúdo muitas vezes sensacionalista, de uma fidedigna, reunimos oito pontos a ter em conta quando procurar informação na Internet.
Como identificar fake news
• Verifique a fonte
Veja onde foi publicada a notícia ou conteúdo e, se não conhece o site, clique na secção Sobre ou Missão. Às vezes, sites de notícias falsas podem ter erros de grafia no URL ou usar extensões de domínio menos convencionais, como infonet ou offer.
• Investigue o autor
Faça uma pesquisa sobre quem escreveu a notícia ou conteúdo para saber se é confiável, se está a escrever sobre a sua área de especialização, se tem uma motivação por trás e se é um autor real.
• Pesquise as fontes usadas
Verifique se o texto cita fontes credíveis e se há outras notícias sobre o mesmo tema em órgãos de comunicação social sérios.
• Mantenha um pensamento crítico
As notícias falsas são escritas para provocar reações emocionais, portanto, é importante manter uma atitude crítica, questionando-se sobre porque foram escritas e se estão a promover alguma causa. Não leia só os títulos, podem ser enganadores.
• Verifique os factos
Notícias credíveis incluem factos – dados, estatísticas, citações de especialistas… Verifique também a data da publicação, pode não ser atual e não ser relevante para o presente.
• Veja se é um conteúdo humorístico
Há vários sites satíricos. Confirme se é esse o caso.
• Confirme se as imagens são verdadeiras
As fotografias podem ser manipuladas ou ser usadas num contexto enganador. A pesquisa do Google ajuda a verificar a sua origem e se foi alterada.
• Use um site verificador de factos
Em Portugal, temos vários, tais como Polígrafo (que tem um programa com o mesmo nome na SIC Notícias); Combate Fake News, da Lusa; Prova dos Factos, do Público; Fact-Check, do Observador (que em parceria com a TVI tem também o programa A Hora da Verdade).