Ícones de estilo: Brigitte Bardot, a primeira it girl francesa
Atitude care free, madeixas rebeldes e estilo para dar e vender são apenas algumas características das it girls. A sua musa? Brigitte Bardot, a atriz e cantora francesa que não teve medo de desafiar os limites da moda nos anos 60 e 70. Conheça-a.
Nascida na cidade do amor e da luz, Paris, em 1934, Brigitte Bardot é um dos nomes mais conhecidos no mundo da moda. Em adolescente, tinha sonhos de se tornar bailarina mas, ao aparecer numa capa de revista, captou a atenção de Roger Vadim, ator e realizador francês.
O mesmo não só a convenceu a participar no filme E Deus Criou a Mulher, em 1956, como a pediu em casamento. Ao longo dos anos, Brigitte Bardot começou então a pintar as madeixas de loiro, atou em cerca de 50 filmes e gravou mais de 60 músicas.
Em 1973, decidiu reformar-se para se tornar ativista de direitos dos animais, mas o seu estilo sexy chic não foi esquecido. Veja como o conseguir.
O estilo
Conhecida como a primeira it girl francesa, Brigitte Bardot continua a inspirar mulheres por todo o mundo. A ex-atriz exsudava uma atitude care free e livre que, combinada com o seu sex appeal natural, a tornou sem dúvida um ícone de estilo.
Conheça as peças que podia encontrar no seu armário.
Partes de cima
Tal como Audrey Hepburn, Brigitte Bardot não era estranha a tops sem ombros, a sua parte de cima preferida para os dias mais quentes.
Nas estações frias, era vista a usar camisolas de malha justas e casacos com estampados de animais, talvez como ode ao seu amor pelos mesmos?
Partes de baixo
Sem medo de exibir a sua sensualidade natural, Brigitte Bardot era conhecida por vestir minissaias e calções bem curtos.
O seu armário incluía ainda calças capri, lisas ou estampadas, saias midi rodadas e, nos anos 70, calças straight ou ligeiramente à boca de sino.
Sem receio do que as pessoas pensavam, a cantora gostava ainda de vestir fatos com cortes tipicamente masculinos, que conjugava com camisas e gravatas.
Acessórios
Quando não estava descalça (o que gostava de fazer), Brigitte Bardot calçava sabrinas estilo bailarina ou botas até ao joelho, o sapato dos anos 60.
Na verdade, a cantora colaborou com a marca de calçado francesa Repetto, em 1956, e criou as bailarinas Cendrillion, que imitam sapatos de ballet e ainda são vendidas hoje em dia.
Para além dos acessórios que usava no cabelo, Brigitte Bardot gostava ainda de usar chapéus. Seja na praia ou em passeios pela chuva, um chapéu de abas largas era o acessório de eleição da artista.
O cabelo
Nos anos 60, penteados volumosos eram o estilo a seguir, e Brigitte Bardot era fã desta tendência. Tipicamente, usava o cabelo num penteado half up half down, que complementava com um laço ou fita pretos.
A franja é algo característico do seu look, que ainda hoje, aos 88 anos, continua a ter.
A maquilhagem
Tal como o cabelo, a maquilhagem de Brigitte Bardot continua a ser copiada ainda hoje. A atriz preferia manter os lábios nude e ligeiramente delineados, e destacar os olhos com bastante eyeliner preto.
Não tinha medo de utilizar pestanas falsas e, por vezes, utilizava sombra azul clara ou cinzenta, tons típicos dos anos 60.
O legado
Se há algo que podemos retirar do estilo de Brigitte Bardot é a intemporalidade – um ótimo lembrete de que devemos escolher bem as tendências que queremos seguir, mantendo sempre um estilo próprio que resiste ao teste do tempo.