Mattel apresenta a primeira coleção de bonecos sem género
A ideia é não definir o sexo desta linha lançada pela gigante de brinquedos. Chama-se Creatable World e é um marco disruptivo no universo dos brinquedos.
A Barbie e o Ken estão fora. Não fazem parte desta nova gama da Mattel, que é diferente de tudo o que a marca já lançou até agora e que promete acabar com preconceitos.
A Creatable World é uma nova linha que quer promover novas formas de brincar com bonecos ou bonecas (ou bonec@s), numa perspetiva inclusiva, sobretudo em termos de género, mas também de tom de pele.
Cada boneco vem com duas perucas de diferentes comprimentos, lisas ou com caracóis, e com várias opções de roupas, como saias ou calças, para os mais novos fizerem as conjugações que quiserem.
De acordo com Michelle Chidoni, porta-voz da Matttel, refere ao The New York Times que a nova linha pretende ser “relacionável” e não “inspiracional” como a Barbie ou o Ken. Além disso, não são para serem vistos como adultos e foram “desenhados especificamente para ter uma aparência jovem e sem género”.
Abrir horizontes
É possível, com qualquer boneco, criar looks diferentes, sendo que algumas opções são mais femininas, outras mais masculinas. A ideia demorou cerca de 18 meses a ser desenvolvida e envolveu muito mais do que um design alternativo dos bonecos.
A Mattel trabalhou com médicos, especialistas e ainda 250 famílias por toda a América, incluindo crianças de te ambos os géneros para perceber o que é que faltava no mercado e o que é que os mais novos procuram. “Falámos com eles para saber o que é que os seus bonecos já têm e o que é que gostava que tivessem”, afirmou Kim Cullmone, vice-presidente da empresa.
“As crianças não querem que lhes digam que os rapazes têm de brincar com carros e as raparigas com bonecas”, garantiu.