Foi um ano cheio de altos e baixos e onde reinou a imprevisibilidade, devido sobretudo à pandemia que no seu segundo ano de vida continuou a fazer vítimas em todo o mundo, obrigou a confinamentos mais ou menos prolongados e termina com o aparecimento de uma variante, a Ómicron, mais transmissível, mas até agora, aparentemente, menos grave, sobretudo, para os vacinados.
E, por falar em vacinas, os portugueses foram um exemplo de civismo e aderiram ao processo de vacinação em massa, fazendo com que o nosso País liderasse a lista de países com mais inoculações administradas.
Mas nem só de pandemia se fez este 2021. Foi também o ano em que Joe Biden se tornou presidente dos Estados Unidos da América, não sem antes os apoiantes de Trump terem invadido o Capitólio.
Em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa ganhou pela segunda vez as presidenciais e o chumbo do Orçamento do Estado levou à queda do governo. No Afeganistão, os talibãs voltaram ao poder e as mulheres voltaram a perder direitos. No desporto, os atletas portugueses tiveram a melhor participação de sempre nuns Jogos Olímpicos, o Sporting voltou a ser campeão após 19 anos de jejum e a seleção italiana ganhou o campeonato de futebol. No ano em que a COP26 ficou aquém das expetativas, as alterações climáticas sentiram-se na Europa em forma de cheias diluvianas e incêndios.
2021 foi também ano do impulso do turismo espacial, o Dubai tornou-se o centro do mundo com a Expo 2020 e Paula Rego foi distinguida como uma das mulheres mais influentes do mundo.
São estes os acontecimentos mais marcantes de 2021
-
Apoiantes de Donald Trump invadem o Capitólio
Apoiantes de Donald Trump invadem o Capitólio
© Getty ImagesPara espanto do mundo, a 6 de janeiro, um grupo de apoiantes do ex-presidente norte-americano e instigados por este por ter pedido as eleições, invadem o parlamento dos Estados Unidos da América. Da invasão resultaram cinco mortes.
1 / 28 -
Novo confinamento e o agravar da pandemia em Portugal
Novo confinamento e o agravar da pandemia em Portugal
© UnsplashCom o número de casos de covid-19 a subir desde as festas de fim de ano, a 15 de janeiro é decretado um novo confinamento no nosso País, menos severo do que o primeiro, deixando por exemplo as escolas abertas. No entanto, poucos dias depois, volta a fechar tudo face ao aumento dos contágios pela variante britânica. Portugal é por esta altura o país do mundo com maior número de novos casos de infeção por milhão de habitantes, com uma média de 12 mi novos casos e 300 mortos por dia. O desconfinamento faseado começou a 1 de abril.
2 / 28 -
Um novo presidente nos EUA
Um novo presidente nos EUA
© Unsplash20 de janeiro marca o dia de tomada de possa de Joe Biden em Washington e ao seu lado está Kamala Harris, a primeira mulher a ser eleita vice-presidente dos Estados Unidos da América.
3 / 28 -
Segundo mandato para Marcelo Rebelo de Sousa
Segundo mandato para Marcelo Rebelo de Sousa
© Presidência da RepúblicaNo dia 24 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa é reeleito Presidente da República com maioria absoluta, mas a abstenção foi a maior de sempre, atingindo os 60,5%. Meio milhão de portugueses votaram no candidato do partido de extrema-direita.
4 / 28 -
Golpe de estado em Myanmar
Golpe de estado em Myanmar
© UnsplashA 1 de Fevereiro, a junta militar de Myanmar sobe ao poder em Myanmar, após um golpe de estado que levou à detenção da líder histórica do país Aung San Suu Kyi e de vários membros do parlamento. A população saiu à rua e mais de 1200 civis foram mortos, mas os militares continuam no poder.
5 / 28 -
A origem da pandemia
A origem da pandemia
© UnsplashTerminada a investigação, a 9 de fevereiro, os peritos da Organização Mundial da Saúde afastam a hipótese de a pandemia ter tido origem num laboratório. Desconhece-se ainda qual terá sido o hospedeiro do coronavírus de morcegos que transmitiu o vírus ao Homem.
6 / 28 -
Canal do Suez bloqueado
Canal do Suez bloqueado
© Suez Canal AuthorityA 23 de março, o navio de carga Ever Given encalhou no Canal do Suez, bloqueando a rota de comércio entre a Ásia, África e Europa durante seis dias. Debilitando ainda mais o comércio já debilitado pela pandemia.
7 / 28 -
Chloé Zhao venceu o Óscar de Melhor Realização
Chloé Zhao venceu o Óscar de Melhor Realização
© SEARCHLIGHT PICTURESEm 93 anos de história, a realizadora sino-americana foi a segunda mulher a receber o Óscar de melhor realizador. A primeira tinha sido Kathryn Bigelow, em 2010, com o filme Estado de Guerra. No dia 25 de abril, o filme de Chloé Zhao, Nomadland – Sobreviver na América, levou ainda a estatueta dourada de Melhor Filme e Melhor Atriz para Frances McDormand. A realizadora já tinha ganho o Globos de Ouro e o Bafta para melhor realizador.
8 / 28 -
A pandemia na Índia
A pandemia na Índia
© UnsplashEntre abril e maio, a Índia tornou-se o epicentro da pandemia tudo por causa da variante Delta, que rapidamente se espalhou para o resto do mundo. A média de casos por dia rondou os 400 mil e as mortes as quatro mil.
9 / 28 -
Sporting quebra o jejum
Sporting quebra o jejum
© Instagram Sporting Clube de PortugalA 11 de maio, o Sporting Clube de Portugal tornou-se Campeão Nacional de Futebol, 19 anos depois da última vez. O treinador do Ruben Amorim foi considerado o grande obreiro do feito. 12 dias depois, o Sporting Clube de Braga conquistou a sua terceira Taça de Portugal, ao vencer o Benfica.
10 / 28 -
Novo conflito no Médio Oriente
Novo conflito no Médio Oriente
© UnsplashEntre 6 e 21 de maio, o mundo assistiu a mais um conflito entre Israel e a Palestina que matou mais de 250 pessoas, a maioria do lado de Gaza e destruiu entre outros edifícios, as sedes da Al-Jazira e da Associated Press. Depois do cessar fogo, quer Israel quer o Hamas revindicaram vitória.
11 / 28 -
A primeira exposição de Ai Weiwei em Portugal
A primeira exposição de Ai Weiwei em Portugal
© Luís RamosA 4 de junho, a Cordoaria Nacional abriu portas à primeira exposição em solo nacional do artista e ativista chinês. Denominada Rapture, reunia obras de arte, fotografias e vídeos de Ai Weiwei, que escolheu Portugal, mais precisamente o Alentejo, para viver. No verão, também Serralves, no Porto, inaugurou a exposição Ai Weiwei: Entrelaçar, ainda patente.
12 / 28 -
Itália Campeã da Europa
Itália Campeã da Europa
© Instagram AzzurriA 11 de Julho, a Squadra Azzurra vence nos penaltis a final do Campeonato Europeu de Futebol de 2020, realizado um ano depois devido a pandemia, frente à seleção Inglesa, em Wembley, em Inglaterra. Portugal ficou de fora da competição nos oitavos de final ao perder com a Bélgica. A Final da Copa América de 2021, realizada a 10 de julho, foi ganha pela Argentina.
13 / 28 -
Turismo espacial levantou voo
Turismo espacial levantou voo
© Unsplash2021 é também sinónimo do início do turismo no espaço. A 11 de julho, o bilionário britânico Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, foi um dos passageiros do primeiro voo suborbital que ultrapassou a fronteira da atmosfera. Nove dias, depois foi a vez do fundador da Amazon Bezos, outro bilionário, decolar noutro voo semelhante. Já em setembro, a missão Inspiration4, ficou para a História como a primeira tripulação formada apenas por civis sem nenhum astronauta profissional. Até ao fim do ano outros voos foram feitos.
14 / 28 -
Cheias na Europa
Cheias na Europa
© Getty ImagesAlemanha, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos e Suíça foram atingidas por chuvas diluvianas que mataram mais de 200 pessoas nos dois primeiros países e provocam inúmeros danos materiais. Tudo começou no dia 12 de julho.
15 / 28 -
Fogos na zona do Mediterrâneo
Fogos na zona do Mediterrâneo
© UnsplashPoucos dias depois das cheias referidas atrás, Itália é devastada por vários incêndios e o mesmo sucede com a Grécia, Bósnia e Turquia. Estes incêndios destruíram milhares de hectares de florestas, um grande número de habitações e foram muitos os residentes e turistas a ter que sair das suas casas e hotéis.
16 / 28 -
Portugal com a melhor participação de sempre nos Jogos Olímpicos
Portugal com a melhor participação de sempre nos Jogos Olímpicos
© IOC/Matthew Jordan SmithUm ano depois do previsto, Tóquio recebeu a maior competição desportiva do mundo e Portugal conseguiu quatro medalhas: uma de ouro para Pedro Pichardo, no triplo salto; outra de prata para Patrícia Mamona, na mesma modalidade; e duas de bronze, para Fernando Pimenta, na canoagem (K1 1000m) e para Jorge Fonseca, no judo (na categoria de -100kg).
Além das medalhas, foram vários os atletas que conseguiram classificar-se entre os oito melhores em diversas modalidades, trazendo para casa o diploma olímpico. Os atletas paralímpicos ganharam duas medalhas de bronze: uma na canoagem e outra no atletismo, ganhas por Norberto Mourão e Miguel Monteiro, respetivamente. A estas juntam-se 23 diplomas.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que terminaram a 8 de agosto, ficaram marcados pela ginasta norte-americana Simone Biles, que esteve ausente da de várias finais do concurso de ginástica artística, para a quais era favorita, devido a problemas associados à saúde mental, mesmo assim conseguiu duas medalhas.
17 / 28 -
Afeganistão de novo nas mãos dos talibãs
Afeganistão de novo nas mãos dos talibãs
© UnsplashA 15 de Agosto, os talibãs tomam Cabul e assumem o governo do país, instalando o caos. Foram muitos os cidadãos que tentaram fugir e, se alguns conseguiram, muitos mais ficaram para trás. Os Estados Unidos da América saíram do Afeganistão a 30 de agosto, pondo fim a 20 anos de intervenção internacional que não conseguiu travar estes acontecimentos.
Desde aí, as mulheres afegãs foram perdendo vários direitos, entre os quais estudar, praticar desporto ou trabalhar. Deixaram de poder sair de casa sem ser acompanhadas pelo marido ou familiar homem, de poder ser observadas por um médico homem, a sua voz não pode ser ouvida em público, são apenas alguns exemplos das regras talibãs. Ao todo, Portugal recebeu 764 refugiados do Afeganistão desde início da crise humanitária.
18 / 28 -
Portugal, o País com maior sucesso na vacinação contra a covid-19
Portugal, o País com maior sucesso na vacinação contra a covid-19
A 15 de setembro, Portugal tornou-se o País com maior percentagem de população com a vacinação completa ao atingir nessa data 81,10% dos portugueses totalmente imunizados. Atualmente, essa percentagem é de 89,2, mas são os Emirados Árabes Unidos que ocupam agora o primeiro lugar com uma percentagem de 91,6.
Enquanto, os portugueses mostraram confiar na ciência, o Almirante Gouveia e Melo, líder da Task Force planeou com sucesso o processo de vacinação, cargo do qual saiu no final de setembro. No dia 27 de dezembro, tomou possa como chefe do Estado-Maior da Armada.
19 / 28 -
Cumbre Vieja em erupção
Cumbre Vieja em erupção
A 19 de Setembro, a ilha de La Palma, nas Canárias, assiste ao início da erupção do vulcão Cumbre Vieja, que fez milhares de desalojados e só foi considerado extinto três meses depois, deixando um rasto de destruição.
20 / 28 -
Expo Dubai abre portas
Expo Dubai abre portas
© Expo 2020 Dubai®Sob o lema Ligar Mentes, Criar Futuro, a 1 de outubro, um ano depois do previsto, é inaugurada a Expo 2020, no Dubai. Conta com 192 países e gira em torno de três grandes temas: a sustentabilidade, a mobilidade e as oportunidades. Até 31 de março, o Dubai é o centro do mundo.
21 / 28 -
A despedida de Angela Merkel
A despedida de Angela Merkel
© European UnionA chanceler alemã deixou o cargo, agora ocupado pelo social-democrata Olaf Scholz. A 22 de outubro, Angela Merkel foi homenageada no Conselho Europeu, o último em que participou. Ninguém duvida de que foi um garante da união da Europa dos 27 ao longo dos seus 16 anos no poder.
22 / 28 -
Orçamento do Estado chumbado
Orçamento do Estado chumbado
© portugal.gov.ptO dia 27 de outubro fica marcado pelo chumbo do Orçamento do Estado para 2022 com os votos contra do PSD, BE, PCP, CDS, IL e Chega. A favor votou apenas o PS, enquanto o PAN e as deputadas não inscritas abstiveram-se. Marcelo Rebelo de Sousa marca as eleições para 30 de janeiro.
23 / 28 -
Migrantes nas fronteiras do leste da Europa
Migrantes nas fronteiras do leste da Europa
A 8 de novembro, milhares de refugiados encontram-se na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia, naquilo que foi chamada uma guerra híbrida promovida por Alexander Lukashenko, o presidente da Bielorrússia, para destabilizar a União Europeia. As imagens que correm mundo refletem o desespero destes homens, mulheres e crianças, que só querem encontrar um porto seguro.
24 / 28 -
COP26 ficou aquém das expetativas
COP26 ficou aquém das expetativas
A cimeira do clima terminou no dia 14 de novembro e para desespero de todos os que se preocupam com o Planeta não foi tão longe como devia, apesar de alguns avanços. O Pacto Climático de Glasgow prevê, então, a diminuição do uso do carvão, mas não a sua eliminação progressiva, como se esperaria. Seis dias depois, em Portugal, assinala-se o fim da produção de eletricidade a partir do carvão com o encerramento da central termoelétrica do Pego.
25 / 28 -
CNN portuguesa
CNN portuguesa
© Instagram CNN PortugalA TVI24 deu lugar à CNN Portugal, no dia 22 de novembro. Conhecida pelo seu jornalismo de qualidade, a televisão nascida em Atlanta, nos EUA, na sua versão portuguesa, nestes primeiros tempos, tem dado nas vistas pela quantidade de enviados em vários pontos do mundo.
26 / 28 -
Ómicron, a nova variante
Ómicron, a nova variante
© The Artist in Her Studio 1993 Leeds Museums and Galleries (Leeds Art Gallery) U.K./Bridgeman Images/Paula RegoA 24 de novembro, a Organização Mundial da Saúde classifica a nova variante de SARS-Cov-2, identificada pela primeira vez na África do Sul, de preocupante. Um controlo maior das chegadas nos aeroportos não impediu que se espalhasse pela Europa rapidamente.
Em Portugal, é já responsável por 75% dos novos casos e a subida exponencial dos casos positivos está ligada à sua maior transmissibilidade. Por enquanto, parece ser menos agressiva, sobretudo para quem já esta vacinado. A Ómicron fez com que fossem impostas mais restrições, pelo menos, até dia 10 de janeiro e que se acelerasse a toma da terceira dose da vacina.
27 / 28 -
A influente Paula Rego
A influente Paula Rego
A pintora portuguesa, que vive em Inglaterra há já várias décadas, foi considera pelo jornal Financial Time, no dia 4 de dezembro, uma das 25 mulheres mais influentes do ano, ao lado de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, da tenista Naomi Osaka e de Frances Haugen, a antiga funcionária do Facebook que revelou segredos da rede social.
Sobre Paula Rego, a publicação britânica disse, entre outras coisas, que é “provavelmente a mais significante pintora figurativa dos nossos tempos”. Neste mesmo ano, 100 das suas obras estiveram em destaque na Galeria Tate Britain, em Londres.
28 / 28