© D.R.
Ser solidária neste Natal é imprescindível. Saiba como ajudar

Ser solidária neste Natal é imprescindível. Saiba como ajudar

Há várias ações a decorrer durante o mês e nos próximos que vão ajudar instituições e famílias portuguesas. Ajudar não custa assim tanto!

Por Dez. 21. 2020

Dezembro é conhecido por ser um mês solidário e, por isso, existem várias ações a decorrer que deve estar a par.

Com todo o contexto da pandemia, várias famílias viram o seu orçamento mensal reduzido e, infelizmente, as dificuldades aumentaram. Agora, mais do que nunca, é preciso contribuir e saber como ajudar.

Neste artigo encontra várias formas de ajudar, não só famílias, como o comércio local, bombeiros portugueses e também animais. Toda a ajuda é bem-vinda.

Conheça as iniciativas em baixo.

Como ajudar neste Natal

  • Corrida El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa, 26 e 27 de dezembro

    É logo a seguir ao Natal que acontece uma das corridas mais icónicas da capital, a El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa. Nos dias 26 e 27 de dezembro vai poder participar no desafio que acontece desta vez online, o que permite que qualquer pessoa se inscreva, independentemente da área de residência.

    Faça a inscrição (que tem um valor de 9€) e escolha um percurso e horário a seu gosto. Com esta inscrição receberá uma camisola de manga comprida New Balance, um dorsal, um voucher de desconto New Balance a utilizar na loja do El Corte Inglés de Lisboa e online, um voucher Experiência Holmes Place e uma amostra Lenor Unstoppables.

    Ao inscrever-se nesta corrida de 10 quilómetros será entregue 1€ ao projeto estruturado a partir do Banco Alimentar em parceria com a ENTRAJUDA, incluído na Rede de Emergência Alimentar.

    1 / 7
  • Campanha Intitutoptico, até 22 de dezembro

    Até ao dia 22 de dezembro, por cada venda nas óticas do grupo, o Institutoptico vai doar 1€ em alimentos para serem entregues à Rede de Emergência Alimentar.

    Além disto, a marca vai ter também disponível, nas suas óticas, vales de 5€ e 10€ que correspondem a cabazes de alimentos que serão entregues à Rede de Emergência Alimentar.

    2 / 7
  • Natal a Meias, até 24 de dezembro

    Foi em 2019 que a marca conseguiu o maior donativo em Portugal, mas este ano espera superar-se. Pelo terceiro ano consecutivo, a Calzedonia junta-se à TVI para apoiar o trabalho da Liga dos Bombeiros Portugueses.

    Até 24 de dezembro, em lojas físicas e online da marca, pode comprar os pares de meia desta campanha e ajudar atingir o objetivo: 100 mil pares de meias, que se traduzem em 250 mil euros.

    Tal como nos anos anteriores, a Calzedonia e a TVI, esperam conseguir materializar este valor em material de apoio aos Bombeiros Portugueses, nomeadamente com 3 ambulâncias e cerca de 100 fatos de proteção individual.

    Cada par tem um valor de 5€, sendo que 2,50€ revertem para a Liga dos Bombeiros Portugueses.

    3 / 7
  • Kit Adolescer

    É o mais recente projeto da sexóloga Vânia Beliz que pretende ajudar jovens raparigas e lidar com a puberdade e com a menstruação. “Durante muito tempo contactei com meninas e percebi a dificuldade em gerir a puberdade devido aos mitos e receios da menstruação. A vergonha e a dificuldade de comunicação, na família, contribui para o tabu à volta de algo único e especial na vida de todas as mulheres”, escreve em comunicado.

    O kit inclui: um postal, três pensos (diário, para dia e noite), um tampão, um lenço de papel, uma saqueta de chá de camomila, vários vouchers de desconto para produtos de higiene mais ecológicos e flyer sobre o período e sobre o projeto.

    Pode fazer a encomenda por mensagem privada ou pelo email belizsexologia@gmail.com. A venda do kit reverte para o projeto “Adolescer” que tem como objetivo fazer chegar a educação sexual a mais jovens.

    4 / 7
  • Pinheiro Bombeiro

    É através da plataforma do Pinheiro Bombeiro que consegue dar uma segunda vida a pinheiros que foram cortados para limpar as matas e prevenir incêndios. Ao fazê-lo, 5€ revertem para a compra de material profissional para os Bombeiros Voluntários Portugueses, que em 2020 combateram cerca de 9,500 incêndios rurais

    Esta é quarta edição do movimento que, pela primeira vez, vai ser abrangido nacionalmente. A Galp juntou-se também à causa e em dezenas dos seus postos, de Norte a Sul do País, vai ter enfeites solidários (todos eles sustentáveis, feitos em madeira), que podem ser adquiridos por 5€, sendo que 1€ será revertido esta organização.

    Este ano os pinheiros vão poder ser alugados em mais zonas do País e não apenas em Lisboa ou Porto. Com a colaboração do Grupo Lizauto, os pinheiros já chegaram a Leiria, às Caldas da Rainha e a Torres Vedras.

    A EDP Comercial também se juntou à causa e, por cada pinheiro alugado através do Planeta Zero, um Pinheiro Bombeiro será doado a uma instituição de solidariedade.

    5 / 7
  • #DoceNatalCompreLocal

    Esta é uma campanha de sensibilização lançada pelo Facebook para comprar online e ajudar os negócios locais. A rede social desafiou dois especialistas de pastelaria portuguesa, Francisco Moreira e Rita Nascimento, a participar nesta campanha, a indicaram onde comprar os dez melhores bolos-reis e a restante doçaria de Natal

    Todas estas pastelarias funcionam têm take away ou estão mesmo a fazer entregas ao domicílio.

    A seleção de Francisco Moreira, apresentador do programa “Doces do Ofício” no ‘24 Kitchen’: Pastelaria Garrett, Estoril; Pastelaria Versailles, Lisboa; Confeitaria Nacional, Lisboa; Confeitaria Tavi, Porto; Confeitaria Nova Real, Porto; Ferreira Capa, Braga; Quinta dos Avós, Algoz; Pastelaria Violeta, Évora; Docealhada, Mealhada; Kodea Bakery, Madeira.

    A seleção de Rita Nascimento, ou mais conhecida por La Dolce Rita:  Pastelaria O Careca, Lisboa; Confeitaria Nacional, Lisboa; Pastelaria Batalha, Lisboa e Mafra; Pastelaria Versailles, Lisboa; Confeitaria Petúlia, Porto;Confeitaria Tavi, Porto; Confeitaria Nova Real, Porto; Pastelaria Flor de Aveiro, Aveiro; Pastelaria Luiz da Rocha, Beja; Confeitaria Lopes, Ponte de Lima.

    6 / 7
  • Lidl Feeding Feed, até 10 de fevereiro

    Lançada em parceria com a Animalife, a campanha do Lidl que combate o abandono de animais de estimação em Portugal, quer criar o primeiro feed de Instagram onde publicar a foto do seu animal a comer alimentará outros de famílias carenciadas, evitando o seu abandono.

    A superfície comercial pretende evitar o abandono animal ao apoiar as mais de 500 famílias carenciadas, sinalizadas pela Animalife, de Norte a Sul do País, através da doação de ração Orlando e Coshida aos seus cerca de 1900 cães e gatos.

    É na página de Instagram do Lidl que acontece a campanha. Para ajudar, basta seguir a página e publicar uma ou mais fotos do seu animal de estimação a comer com o hashtag #lidlfeedingfeed. Por cada uma destas ações – seguir e/ou partilhar -, o Lidl doará refeições de ração Orlando e Coshida a este grupo de famílias necessitadas.

    7 / 7
Mais sobre família