Ao abrir a porta que dá acesso ao renovado spa do The Yeatman, sentimo-nos a entrar numa diferente dimensão. O ambiente é tranquilo e silencioso, parecendo fazer desparecer todo o ruído e confusão do exterior – e do dia a dia.
Não é por acaso que isto acontece. Como Sónia Santos, diretora do spa, explica à Saber Viver, procuraram “criar a ideia de que [os clientes] estão num mundo à parte, para usufruírem realmente da experiência e não ser apenas mais uma massagem”.
Já assim o era há 13 anos, quando estreou. Mas, agora, com uma decoração mais luminosa, inspirada no universo vínico, novos tratamentos de corpo e rosto, e marcas, a paz eleva-se ao nível seguinte. Especialmente, enquanto esperamos, já de roupão vestido, pela terapeuta, na sala de relaxamento.
Aí, a vista sobre o Douro e para o Porto, logo do outro lado da margem, faz-nos esquecer que, no fim, temos de regressar à rotina. Porém, não é só a vista para o exterior que é de cortar a respiração. O interior, em tons verde pastel, onde estão dispostos confortáveis sofás, voltados para as grandiosas janelas, não deixa ninguém indiferente.
Este é, contudo (e obviamente), apenas um dos espaços do spa, estendidos por dois mil metros quadrados. Divididas por dois pisos, existem dez salas – cada uma com um nome de uma casta nacional – e uma área de bem-estar, disponível para todos os hóspedes.
Um circuito de bem-estar
Também conhecida com a wellness area, inclui, não só os clássicos banho turco, sauna e banho romano, com água entre os 30ºC e os 33ºC, como outros diferenciados.
Falamos da nova sauna de infravermelhos, “que permite obter o efeito da sauna tradicional a uma temperatura inferior, com penetração das ondas IV diretamente no corpo, sem aquecer em excesso o ar à volta”.
Há ainda um espaço de haloterapia, com uma parede de sal dos Himalaias. “Uma difusão de micropartículas de sal que reproduz o ambiente à beira-mar, beneficia as vias respiratórias graças a uma ação anti-inflamatória e de alívio da tensão muscular”, é esclarecido em comunicado.
O circuito fica completo com camas de pedra aquecidas, uma fonte de gelo natural e um duche experiencial, que mistura diferentes sons e intensidades de água, num pequeno percurso de luzes e cores.
É no início ou no final dos tratamentos que pode aproveitar, durante cerca de 1h30, esta área, além da piscina interior com uma vista imperdível para este imponente hotel, Vila Nova de Gaia e o Porto.
Tratamentos mais inovadores e inclusivos
Entre tratamentos energizantes, esfoliantes ou rejuvenescedores, para o corpo e rosto, há opções para todos, graças aos novos parceiros internacionais que vieram substituir a Caudalie.
“Temos três marcas diferentes para conseguirmos chegar a todos os clientes e a todas as necessidades”, destaca Sónia Santos, diretora do spa, sublinhando ainda o cariz “holístico” dos tratamentos. E adiciona: “Claro que não fugimos do conceito do vinho. Está muito presente nos nossos tratamentos de assinatura”.
Uns dos que incluem esta bebida tão tradicional na zona em que o The Yeatman está instalado, são o Banho Barril com Extrato de Vinho e a Experiência Vínica. No primeiro, as pessoas entram literalmente num barril, para um banho aromático. Imaginamos que tenhamos respondido à sua (provável) dúvida.
A Sala Baga, onde se realiza este tratamento, tem uma vista para o exterior, através de grandes janelas, tal como outros espaços. Porém, não é assim em todos. Nas salas em que não é possível ter uma paisagem do Douro, estão pendurados quadros que evocam as vinhas e o universo vínico, além de elementos como as madeiras.
Todas as experiências devem ser previamente marcadas, no site do hotel de 5 estrelas ou do contacto telefónico 220 133 128.