© shutterstock
5 dicas de cibersegurança para umas férias tranquilas

5 dicas de cibersegurança para umas férias tranquilas

Sabia que é nas férias, quando as pessoas estão mais descontraídas, que os cibercriminosos aproveitam para atacar? Veja estas dicas de cibersegurança e proteja-se.

Por Jul. 31. 2021

O verão é a altura mais aguardada do ano, em que nos sabe bem usar roupas mais leves e descontraídas, em que pomos de lado a maquilhagem, é quando ganhamos outra cor e outro ânimo mas, principalmente, nos desligamos dos problemas e da rotina do dia a dia e vamos de férias. Desligue-se de tudo, menos das dicas que lhe vamos dar.

Publicar o local onde está a passar férias nas suas redes sociais, comprar viagens em sites duvidosos ou fazer transferências bancárias a partir de uma rede Wi-Fi pública são exemplos de ações que deve evitar, já que estão associadas a riscos. Um cibercriminoso pode introduzir malwares que podem afetar a sua segurança (obtenção de informações pessoais, roubo, utilização fraudulenta dos dados obtidos, usurpação de identidade e muito mais).

Infelizmente, nem só de coisas boas se faz o mundo digital. Por querermos que tenha as férias que merece, descansadas e sem dores de cabeça, é que lhe dizemos quais as dicas essenciais para uns dias longe de quaisquer problemas.

5 dicas de cibersegurança

1. Evite redes Wi-Fi públicas

O Wi-Fi gratuito é muito útil, mas igualmente perigoso. Sabia que muitos hackers esperam em cafés ou aeroportos para espiar a nossa atividade se estivermos conectados a um Wi-Fi público? Evite usar redes Wi-Fi que não sejam encriptadas. Pode perguntar ao hotel em que ficar hospedada pelo protocolo de segurança da rede antes de se conectar. Seja cuidadosa em cafés ou hotspots gratuitos. Se não tiver opção e tiver mesmo de os utilizar, não aceda a contas pessoais ou outros dados sensíveis.

2. Cuidado com os curiosos

A pessoa sentado ao seu lado no avião, no comboio ou até mesmo num restaurante em que as mesas estejam próximas, pode ter más intenções. Fique atenta e certifique-se que ninguém olha para o seu ecrã enquanto insere detalhes bancários ou inicia sessão numa conta pessoal. Para a auxiliar nesta tarefa, compre uma película de privacidade para o seu smartphone ou portátil.

3. Verifique duas vezes os sites em que reserva as suas viagens

Os ciberataques relacionados com viagens podem acontecer antes da própria viagem. Certifique-se da fiabilidade dos websites que utiliza para marcar as suas férias. Muitos hackers reproduzem sites de viagens falsos para atrair pessoas para promoções falsas. Se um desconto lhe parecer demasiado apelativo, desconfie. Antes de comprar qualquer viagem, investigue a empresa.

Utilize um cartão de crédito para transações em viagem, em vez do seu cartão de débito. O cartão de crédito protege-a mais contra fraudes, caso seja vítima de um ciberataque. Já com um cartão de débito o seu dinheiro pode simplesmente desaparecer.

4. Seja cauteloso com as ATM’s

Tenha atenção à caixa multibanco onde levanta dinheiro. Os hackers, especialmente em zonas mais turísticas, conseguem roubar credenciais bancárias através destas máquinas. Escolha, sempre que possível, ATM’s em locais mais seguros e, de preferência, as do seu banco.

5. Não partilhe a sua localização

Partilhar a nossa localização nas redes sociais quando estamos de férias tornou-se uma coisa muito habitual, mas tem tanto de divertido como de perigoso. Evite partilhas online que contenham datas e locais de férias. São pormenores simples que, muitas vezes, podem servir para evitar atividades criminosas.

Fonte: Check Point
Mais sobre dicas , férias