Eles condensam emoções, estados de espírito e qualquer objeto num ícone. Ajudam-nos nas alturas em que as palavras não são suficientes. Desbloqueiam conversas virtuais. E podem até, em caso de dúvida, esclarecer o tom da conversa. São práticos, fofinhos e divertidos – um emoji vale mais que mil palavras! Mas estaremos a usá-los bem?
Derivam da cultura japonesa e, aparentemente, muito do seu significado perde-se na tradução e interpretação que nós, ocidentais, lhes damos. Quando foram criados pelas empresas de telecomunicações, nunca se imaginaria que em 2007 a Apple fosse celebrizá-los desta forma. Têm vindo a revolucionar a comunicação e nós não estávamos preparados.
A prova disso é que andávamos a usar alguns deles de maneira errada. Por isso, recorremos à Emojipedia, uma espécie de Bíblia dos emojis, e finalmente estamos em paz: descobrimos o verdadeiro significado de alguns dos símbolos que já fazem parte do nosso teclado e vocabulário.
Cuidado com a beringela!
A primeira regra dos emojis é simples: se um símbolo parecer uma parte do corpo… é exactamente o que parece! Sim, em todo o mundo a beringela não tem nada a ver com a sua receita vegan ou com os legumes que tem na horta biológica. É, na verdade, o mais sexual dos símbolos.
Então se combinar este com o emoji do 🍑 (pêssego) ou das 💦 (gotas de água), tenha muito, muito cuidado a quem os enviar!
Este smiling poo não é o que parece
Este cocó com ar sorridente é, na verdade, uma maneira divertida de desejar “Boa sorte!”. Não é por acaso que atores e artistas também utilizam a expressão “Muita M****” de cada vez que vão entrar em cena.
Será mesmo I woke up like this?
Todas achávamos que esta senhora era a personificação do feeling fabulous, certo? Na verdade, é uma pessoa num balcão de informações prestes a ajudá-la – “Em que posso ser útil?”
O pára-arranca dos emojis
Há quem utilize este emoji como sinal de STOP. Mas… alto lá! É exactamente o contrário – são duas mãos a pedir um abraço.
Talvez o mais educado de todos
Achava que este era um sinal de desespero? É, na verdade, o símbolo de uma respeitosa vénia. Por isso, cada vez que precisar de mostrar virtualmente a alguém que está desesperada, este não é o seu emoji.
Suores frios e tristeza?
Nem por isso. Parece que afinal este é o rosto da desilusão e alívio. Tudo ao mesmo tempo. Afinal, quem nunca sentiu este misto de emoções?
Uma nova forma de dizer “Olá!”
Umas mãos a rezar à espera que algo de bom aconteça, certo? Não. São apenas duas mão a fazer high five!
Vamos dizer todas “amigas 4ever!”
Sempre que vamos sair à noite com as amigas, este é o sinal de que a noite vai prometer. Aliás, tal como as duas gémeas do emoji aparentam: é para dançar a noite toda! No entanto, talvez não tenha reparado ainda (ou já?) que as gémeas usam orelhas de coelhinha. O que no Japão, tal como por cá, é um sinal de sex appeal popularizado pela Playboy.
É extremamente dependente do telemóvel? Conheça o testemunho de quem largou o telemóvel por um mês.