Guia prático da Inteligência Artificial e dos chatbots

Às vezes nem damos conta, mas a Inteligência Artificial já entrou em muitos campos do nosso quotidiano. Descubra quais e veja ainda como pode usar os chatbots.

Por Ago. 21. 2023

No último século, a tecnologia evoluiu à velocidade da luz, e não parece que vai abrandar em breve. Recentemente, a Inteligência Artificial e os chatbots estão a ganhar popularidade, mas sabe, na verdade, o que os mesmos fazem?

Resumidamente, os chatbots são um software que surgiu da Inteligência Artificial, que surpreendentemente conseguem manter uma conversa em tempo real por texto ou voz.

Veja como estas tecnologias já fazem parte da nossa vida e como pode utilizá-los a seu favor.

Guia para a Inteligência Artificial e chatbots

Há tarefas em que os chatbots podem ser úteis. Veja quais:

1. Praticar conversas difíceis

Precisa de ter uma conversa séria no seio familiar ou com amigos ou vai a uma entrevista de emprego?

Os chatbots podem simular um diálogo e ajudar a pensar nos argumentos, a dirigir a conversa para campos sobre os quais não tinha pensado e até sugerir-lhe que tipo de linguagem deve usar para que a sua mensagem seja clara.

2. Negociar

Se precisar de negociar o seu salário, a sua renda ou se está a pensar comprar um carro, pode pedir aos chatbots para que escrevam uma carta com o tom mais adequado para levar a sua vontade a bom porto.

3. Fazer um plano alimentar

Os chatbots podem ajudar a fazer uma ementa semanal de acordo com o que gosta de comer e ainda ajudam a fazer a lista de compras para que nada lhe falte na hora de cozinhar.

4. Planear uma viagem

Se quer planear uma viagem sem gastar muito tempo, os chatbots são uma ajuda, pois com as perguntas certas vão-lhe dizer quais os locais que não pode perder e até fazer roteiros de um dois ou mais dias.

5. Fazer um programa de treinos

Diga ao chatbot qual o seu nível de atividade física, problemas físicos, que tipo de exercícios gosta de fazer e não gosta, quais os objetivos e vai ter um programa de treino à medida.

IMAGEM

A IA a melhorar as nossas vidas

Diagnóstico e tratamento de doenças

A Inteligência Artificial tem contribuído para melhorar e antecipar diagnósticos de doenças, caso da deteção de cancro através de ressonâncias magnéticas.

Tem sido também usada para identificar fatores de risco antes do aparecimento das doenças e até para antecipar a necessidade de internamento, o que pode facilitar o tratamento.

A IA também é muito usada para o tratamento de problemas relacionados com a falta de saúde mental.

Assistentes virtuais

A Siri, da Apple, a Alexa, da Amazon, e a Cortana, da Microsoft foram desenvolvidas com recurso à Inteligência Artificial e é esta que permite que respondam às nossas pesquisas de voz ou texto.

Aplicações de GPS

Sim, o Waze e o Google Maps já usam Inteligência Artificial para nos indicar os melhores caminhos.

Isso só é possível porque conseguem rapidamente ler o nome de ruas, têm uma base de dados de imagens vasta e conseguem interligar informações dadas por outros utilizadores.

Identificação facial

Os telemóveis mais recentes podem ser desbloqueados através da leitura do rosto, que também pode ser usada para pagar compras. Tudo isto só é possível devido à IA.

E-mail

Também o correio eletrónico que usamos há anos diariamente recorre à IA para identificar spam, mensagens fraudulentas e, claro, para a revisão ortográfica da nossa escrita.

Algoritmos

A palavra algoritmos está na ordem do dia, mas será que sabia que é fruto da Inteligência Artificial?

É esta que faz com que as redes sociais saibam como interagimos nelas, mas também que as plataformas de streaming nos façam recomendações de séries, filmes e documentários.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº278, agosto de 2023.
Mais sobre gadgets , tendência