Guia prático da Inteligência Artificial e dos chatbots
Às vezes nem damos conta, mas a Inteligência Artificial já entrou em muitos campos do nosso quotidiano. Descubra quais e veja ainda como pode usar os chatbots.
No último século, a tecnologia evoluiu à velocidade da luz, e não parece que vai abrandar em breve. Recentemente, a Inteligência Artificial e os chatbots estão a ganhar popularidade, mas sabe, na verdade, o que os mesmos fazem?
Resumidamente, os chatbots são um software que surgiu da Inteligência Artificial, que surpreendentemente conseguem manter uma conversa em tempo real por texto ou voz.
Veja como estas tecnologias já fazem parte da nossa vida e como pode utilizá-los a seu favor.
Guia para a Inteligência Artificial e chatbots
Há tarefas em que os chatbots podem ser úteis. Veja quais:
1. Praticar conversas difíceis
Precisa de ter uma conversa séria no seio familiar ou com amigos ou vai a uma entrevista de emprego?
Os chatbots podem simular um diálogo e ajudar a pensar nos argumentos, a dirigir a conversa para campos sobre os quais não tinha pensado e até sugerir-lhe que tipo de linguagem deve usar para que a sua mensagem seja clara.
2. Negociar
Se precisar de negociar o seu salário, a sua renda ou se está a pensar comprar um carro, pode pedir aos chatbots para que escrevam uma carta com o tom mais adequado para levar a sua vontade a bom porto.
3. Fazer um plano alimentar
Os chatbots podem ajudar a fazer uma ementa semanal de acordo com o que gosta de comer e ainda ajudam a fazer a lista de compras para que nada lhe falte na hora de cozinhar.
4. Planear uma viagem
Se quer planear uma viagem sem gastar muito tempo, os chatbots são uma ajuda, pois com as perguntas certas vão-lhe dizer quais os locais que não pode perder e até fazer roteiros de um dois ou mais dias.
5. Fazer um programa de treinos
Diga ao chatbot qual o seu nível de atividade física, problemas físicos, que tipo de exercícios gosta de fazer e não gosta, quais os objetivos e vai ter um programa de treino à medida.
IMAGEM
A IA a melhorar as nossas vidas
Diagnóstico e tratamento de doenças
A Inteligência Artificial tem contribuído para melhorar e antecipar diagnósticos de doenças, caso da deteção de cancro através de ressonâncias magnéticas.
Tem sido também usada para identificar fatores de risco antes do aparecimento das doenças e até para antecipar a necessidade de internamento, o que pode facilitar o tratamento.
A IA também é muito usada para o tratamento de problemas relacionados com a falta de saúde mental.
Assistentes virtuais
A Siri, da Apple, a Alexa, da Amazon, e a Cortana, da Microsoft foram desenvolvidas com recurso à Inteligência Artificial e é esta que permite que respondam às nossas pesquisas de voz ou texto.
Aplicações de GPS
Sim, o Waze e o Google Maps já usam Inteligência Artificial para nos indicar os melhores caminhos.
Isso só é possível porque conseguem rapidamente ler o nome de ruas, têm uma base de dados de imagens vasta e conseguem interligar informações dadas por outros utilizadores.
Identificação facial
Os telemóveis mais recentes podem ser desbloqueados através da leitura do rosto, que também pode ser usada para pagar compras. Tudo isto só é possível devido à IA.
Também o correio eletrónico que usamos há anos diariamente recorre à IA para identificar spam, mensagens fraudulentas e, claro, para a revisão ortográfica da nossa escrita.
Algoritmos
A palavra algoritmos está na ordem do dia, mas será que sabia que é fruto da Inteligência Artificial?
É esta que faz com que as redes sociais saibam como interagimos nelas, mas também que as plataformas de streaming nos façam recomendações de séries, filmes e documentários.