© pexels
5 invenções tecnológicas dos últimos 20 anos que fazem parte do nosso dia a dia

5 invenções tecnológicas dos últimos 20 anos que fazem parte do nosso dia a dia

Não há dúvidas que nas últimas décadas a indústria tecnológica cresceu a um nível exponencial. No entanto, há várias invenções que surgiram apenas nos últimos 20 anos e que muito provavelmente sente que sempre fizeram parte da sua vida. Consegue adivinhar quais são?

Por Out. 21. 2022

Enquanto a moda do início dos anos 2000 regressou em força, o mesmo não se pode dizer quanto à tecnologia. É certo que os telemóveis dobráveis estão a tornar-se de novo tendência, mas não com o formato de teclado e cores metálicas que existiam há 20 anos, com muita pena nossa.

De facto, a indústria tecnológica foi uma das que mais cresceu nas últimas décadas. De smartphones a redes sociais e plataformas de streaming que têm todos os filmes e séries, certas invenções digitais vieram definitivamente mudar as nossas vidas.

Podemos, em segundos, saber o que se passa do outro lado do mundo, comprar roupa, encomendar refeições com apenas um clique e até marcar férias sem sair de casa.

Provavelmente já não se lembra de como era a vida antes destas invenções, e com certeza não esperava que fossem tão recentes, mas a verdade é que sim, surgiram todas nos últimos 20 anos. Ora veja.

5 invenções tecnológicas dos últimos 20 anos

Smartphones

O ano é 2007 e a Apple lança o seu primeiro iPhone. Este foi o primeiro smartphone com tela sensível ao toque alguma vez criado e, claro, foi um sucesso por todo o mundo.

© pexels

Hoje em dia todos os telemóveis seguem todos este formato e permitem a milhões de pessoas manter o contato com familiares noutros países, ouvir as músicas que gostam e até navegar sem mapas – olá, Internet.

Google Maps

Planear viagens com mapas de papel acabou em 2005, depois da Google lançar o seu serviço de GPS. A app está disponível em todos os telemóveis e graças a esta tecnologia tornou-se praticamente impossível perder-se.

© pexels

O Google Maps disponibiliza então rotas para todo o tipo de viagens, de carro, bicicleta, a pé e até de transportes públicos. Oferece também imagens de satélite, fotografias aéreas e imagens interativas 360º, conhecidas na aplicação como Street View.

Redes Sociais

As redes sociais surgiram em 2004, em Portugal, com o MySpace, mas rapidamente se tornaram um sucesso mundial. Não só nos permitiram saber o que se passa na vida dos nossos familiares e amigos, como geraram novos postos de trabalho e são agora uma forma de ganhar dinheiro.

Também no mesmo ano surgiu o Facebook, criado por Mark Zuckerberg, que tem agora mais de 1,5 mil milhões de utilizadores. Seguiu-se o Twitter, em 2006, desenvolvido por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone.

© unsplash

Quatro anos mais tarde recebemos de braços abertos o Instagram, pelas mãos de Kevin Systrom, uma plataforma de partilha de imagens que tem atualmente mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

Em 2011, um ano depois, as redes sociais partiram para os vídeos, quando foi criada a app Snapchat, por Evan Spiegel, Reggie Brown e Bobby Murphy.

Por fim, em 2016, surgiu o TikTok, uma plataforma de partilha de vídeos que rapidamente conquistou as gerações mais novas, mas não só. Tem atualmente mais de 800 milhões de utilizadores.

Streaming 

Foi em 2005, com o lançamento do site Youtube, que surgiu a primeira plataforma de streaming.

© unsplash

Seguiu-se a Netflix, em 2007, e a Amazon Prime Video, em 2011, que permitiram a milhões de pessoas por todo o mundo ver as suas séries e filmes preferidos sem sair de casa.

Atualmente, é praticamente impossível imaginar como seria a nossa vida sem o entretenimento proveniente deste tipo de plataformas.

Tablets

Uma junção de telemóvel com computador parecia um pouco bizarra e até impossível, mas foi mesmo isso que a Apple lançou em 2010.

© pexels

Conhecido como iPad, este dispositivo é ainda hoje um dos aparelhos eletrónicos mais usados no mundo.

Uber

Travis Kalanick e Garrett Camp estavam em Paris, em 2008, numa noite fria de inverno, e não conseguiam arranjar um táxi. Foi aqui que os dois amigos tiveram a ideia de criar o que é hoje a Uber, uma app que permite obter uma viagem com um simples telemóvel.

© unsplash

Depois de criarem o projeto, em 2010 finalmente se realizou a primeira viagem da aplicação na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, e a app rapidamente se tornou um sucesso no país.

Quatro anos mais tarde, a Uber chega a Portugal, e desde então já foram realizadas milhões de viagens.

Uber Eats

A entrega ao domicílio de comida não era novidade, mas, em 2015, os fundadores da Uber tornaram o processo bem mais fácil. Lançaram uma nova app, a Uber Eats, onde era possível pedir refeições dos mais diversos restaurantes.

© pexels

Foi em 2017 que esta aplicação chegou a terras lusitanas, e atualmente conta com mais de oito mil restaurantes e comerciantes parceiros em todo o país.

É possível também encomendar compras de supermercados, artigos de saúde e ainda produtos de lojas de conveniência.

Cápsulas de café

Um café expresso de cápsula acabado de tirar pode parecer algo banal hoje em dia, no entanto, estas pequenas doses de energia só chegaram às casas portuguesas no início dos anos 2000.

Em 2001, a Nespresso lançou a Concept Machine, uma máquina de café com cápsulas individuais de simples utilização, que permitiu a todos os que tivessem acesso à mesma tomar um café em casa com a mesma qualidade que num restaurante.

© unsplash 

Este lançamento foi um sucesso, e a marca decidiu abrir a primeira loja em Portugal, em 2003, no Chiado em Lisboa, e uma segunda, em 2007, no Norteshopping em Matosinhos.

Atualmente, são fabricadas (e consumidas) mais de 14 mil milhões de cápsulas de café por ano, e para reduzir o impacto ambiental da marca, a Nespresso decidiu incentivar os seus clientes a reciclar. No ato de compra é entregue um saco de reciclagem de cápsulas, que depois deve ser devolvido à loja, que mais tarde descarta as mesmas de forma sustentável.

Mais sobre gadgets , sites e apps