A menos que não tenha prestado atenção às notícias, aulas ou publicações constantes nas redes sociais, já sabe que a internet, apesar de ser ótima para encontrar informação que precisamos, encurtar distâncias entre amigos e familiares ou estar a par da atualidade, pode ser também um local inseguro, se não tivermos os olhos (sempre) bem abertos.
Entre esquemas de burlas ou ataques informáticos, estamos vulneráveis sempre que nos conectamos a uma rede. E o mesmo acontece quando entramos em lojas de roupas online.
Do conforto das nossas casas, em apenas meia dúzia de cliques, conseguimos comprar as últimas tendências ou as peças intemporais que precisamos nos nossos armários. Porém, nem todas as plataformas são seguras para clicarmos no botão de “adicionar ao carrinho”.
Para garantir que não é enganada online, deixamos-lhe uma mão cheia de recomendações para saber se uma página é credível para fazer compras. Não precisa de ser especialista em informática, apenas prestar atenção aos detalhes, claro.
Como confirmar que as lojas de roupas online são seguras
Quer para evitar comprar produtos inexistentes ou que não são – de todo – como parecem na modelo, quer para que não consigam obter os seus dados pessoais ou bancários, tenha atenção a estes pormenores, abaixo.
Informação é poder
Esta expressão pode adaptar-se a literalmente tudo. Aqui, como seria de esperar, não é exceção.
Quando não conhecer as marcas ou lojas de roupas online, procure sempre mais informação sobre elas. Confirme que a morada que aparece no site é real, assim como o contacto telefónico e a empresa, em si.
Leia ainda comentários sobre as peças e a própria marca, quer no site, quer numa plataforma de busca, como o Google.
Além disso, antes de carregar no botão de check-out, verifique a política de trocas e devoluções, as condições de venda e shipping e também se todos os dados do site estão preenchidos na totalidade, de forma correta.
Formas de pagamento
Se, para uns, é mais prático criar uma referência bancária e fazer o pagamento num multibanco, para outros, o MB Way ou o PayPal são mais rápidos e práticos. Independentemente da forma que prefira pagar, garanta que existem várias opções.
Uma que deve fazer sempre parte das alternativas – e uma das mais seguras, não só para compradores, como vendedores – é o PayPal. Esta plataforma oferece proteção aos clientes em caso dos pedidos nunca chegarem a ser recebidos, vierem danificados ou foram significativamente diferentes da descrição.
Comunicações apenas dentro da plataforma
Nunca se esqueça que as comunicações devem procurar manter-se dentro dos canais oficiais. Se alguma vez o vendedor tentar enviar-lhe mensagem fora deles, desconfie e diga ‘adeus’.
Certificados e sites
Antes de confirmar uma compra, confirme sempre que a página é segura. Para isso, olhe, em primeiro, para o site e confira que começa com “https”. Depois, certifique-se que a loja de roupa online tem certificado de segurança, uma vez que é este que autentica a identidade de um site.
Também será boa ideia verificar que esse é mesmo o site oficial da marca. Por exemplo, não faça compras numa plataforma com o endereço www.zaraonline.com, mas sim no www.zara.com. É certo que o primeiro (apenas fictício) lhe traria problemas.
Mensagens e emails com promoções
De volta e meia, recebemos emails ou mensagens no telemóvel com promoções que parecem mentira (por norma, até são).
Analise bem o contacto do qual foi enviado, assim como o próprio texto. Se tiver erros, gralhas, maiúsculas e minúsculas nos lugares errados, pontuação mal utilizada ou um site estranho, não carregue no link. Pode ser vírus ou uma qualquer forma de sacar os seus dados.