São amigos do ambiente e têm um menor custo de manutenção e de utilização. Se estas duas vantagens não são por si só suficientes para pensar duas vezes, há outras a considerar.
Com o gigante aumento do preço dos combustíveis que se tem visto, em parte também devido às alterações climáticas, torna-se essencial pensar noutras opções que colmatem este problema. Isto é, soluções mais económicas e também mais amigas do ambiente.
O veículo elétrico é uma possibilidade a ter em conta, quer pela sua eficiência e eficácia, quer pelo custo inferior e pegada ecológica menor. Num cenário ambiental problemático e que não parece ter fim à vista, são uma solução de mobilidade que contribui para a redução dos gases de efeito de estufa.
Os veículos elétricos não emitem dióxido de carbono ou outros gases para a atmosfera
Em 2021, a venda de carros elétricos aumentou 69% em Portugal. A expansão da rede de carregamento, o aumento da oferta de modelos e a maior autonomia são algumas das razões.
Se está a pensar comprar carro ou mota e não sabe qual a melhor opção, os veículos elétricos possuem inúmeras vantagens. Conheça-as.
6 vantagens em adquirir um veículo elétrico
1. Amigo do ambiente
Os veículos elétricos não emitem dióxido de carbono ou outros gases para a atmosfera, o que contribui para a redução da poluição atmosférica. Para além disso, também possibilitam a diminuição da poluição sonora por serem silenciosos. De modo geral, contribuem positivamente para a saúde da população.
2. Menor custo de manutenção
Não existe a necessidade de uma intervenção mecânica frequente (mudanças de óleo, filtros, correias de transmissão ou velas) e a travagem regenerativa permite também poupar nas pastilhas e nos pneus.
Outro fator a ter em consideração é que a revisão só tem de ser feita a cada 50 mil km, comparativamente com os 20 mil km ou 30 mil km em carros a gasolina ou a gasóleo.
3. Menor custo de utilização
Ao contrário dos veículos a combustão, os veículos elétricos podem ser carregados em casa, no trabalho ou enquanto vamos às compras e o custo é inferior ao dos veículos a combustão. Se fizer o carregamento em casa, o custo não ultrapassa os 30% do valor da gasolina.
4. Apoios e Incentivos fiscais
Ao comprar um veículo elétrico, tem acesso a um vasto leque de incentivos fiscais. Existe a isenção de pagar o Imposto Sobre Veículo (ISV), o Imposto Único de Circulação (IUC) e ainda se pode beneficiar de um incentivo do Fundo Ambiental (com um valor que acaba de aumentar para 4 mil euros para quem comprar um carro 100% elétrico).
Se o veículo for comprado por uma empresa, beneficia ainda da isenção do pagamento de tributação autónoma, o IVA da aquisição e utilização do veículo é dedutível e tem ainda vantagens em termos de IRC.
5. Isenção ou redução no pagamento de parquímetros
Muitos municípios concedem uma isenção total ou parcial do pagamento do estacionamento.
6. Alargamento de postos de carregamento
A rede pública de postos de carregamento tem apostado na sua expansão. A rede Mobi.E, por exemplo, cobre quase todo o território português e continua a aumentar com mais de 5.250 pontos de carregamento.
Sendo uma rede totalmente integrada, permite o acesso global por parte de todos os utilizadores, o que facilita no futuro a sua integração com redes estrangeiras, cumprindo desta forma a regulamentação que a UE se prepara para aprovar.