© Grafismo: Sara Marques
Estas são as maiores tendências de 2022, segundo o Pinterest

Estas são as maiores tendências de 2022, segundo o Pinterest

Todos os anos, a plataforma de inspiração revela aquelas que serão as grandes tendências do ano nas mais variadas áreas. Conheça o que pode esperar do mundo da decoração, moda, beleza e muito mais.

Por Jan. 26. 2022

Chama-se Pinterest Predicts e, tal como o nome sugere, prevê o que vai ser usado, comprado e pesquisado pelos consumidores durante todo o ano. Ao basear-se nas pesquisas dos utilizadores, o Pinterest consegue perceber quais são as tendências futuras em diferentes áreas e, ao que parece, tem acertado sempre em cheio.

“Na verdade, oito das 10 das nossas previsões para 2021 realizaram-se (…) Este é um relatório que ainda não é uma tendência – é uma janela para o futuro, do lugar para onde as pessoas vão para planeá-lo”, lê-se na plataforma online.

Desde moda, beleza, decoração, estética ou cozinha, fomos perceber o que podemos esperar de 2022 e como vamos colorir ainda mais o nosso feed de Pinterest – para quem é fã assumida desta aplicação, sabe o que é passar largos minutos (ou até horas) a guardar pins e a procurar inspiração para tudo e mais alguma coisa.

Em baixo, revelamos-lhe algumas destas poderosas tendências. Conheça-as.

Tendências para 2022, segundo o Pinterest

Vamos ‘decorar’ o rosto

Tragam o glitter, as pérolas e os brilhantes porque este é o ano de dar tudo na decoração do rosto. Sim, decoração. Na maquilhagem, são os autocolantes, o glitter e as purpurinas que dominam, mas as pesquisas do Pinterest vão mais além. Os resultados mostraram que os utilizadores procuraram pelos chamados piercings de dentes (sim, aquela famosa tendência com pequenos brilhantes está de volta) e também por múltiplos piercings nas orelhas, seguidos uns aos outros, mais minimalistas.

Há ainda quem procure por piercing microdermal, ou seja, sem ponta de saída, e ainda por pedicure com cristais.

Adeus, nudes. Olá, arco-íris

Parece que os beges, o branco, o preto e os monocromáticos vão abandonar o centro das tendências e dar lugar às cores. O melhor? É que todos os géneros e diferentes gerações vão adotar esta vaga arco-íris e dar uma nova vida ao guarda-roupa: desde os néons aos tons elétricos, que de discretos não têm nada.

O segredo está nas curvas

Round pool deck ideas (ideias de decks de piscinas redondos) ou curved couch living room (sofá curvado de sala de estar) são algumas das combinações de palavras feitas pelos utilizadores que revelaram uma das tendências de decoração para 2022. No que diz respeito a decoração, estão a procurar-se linhas curvas, talvez para fugir às decorações tradicionais que já tão bem conhecemos.

MasterChef da pastelaria

Até a doçaria vai ter a sua dose de protagonismo durante 2022. Arregace as mangas, confirme se tem todos os utensílios necessários, porque este ano vai ter trabalho na cozinha. Já ouviu falar dos gravity defying cakes? Deixamos uma imagem em baixo para perceber melhor, mas, basicamente, são bolos extra ornamentados que desafiam a gravidade dando a ilusão que estão a cair outros doces para cima destes.

Sem dúvida que causarão impacto na próxima festa de anos! Outras pesquisas mostram ainda que os bolos artísticos e com decorações mais elaboradas são também tendências para este ano.

As relações saudáveis estarão em primeiro lugar

O Pinterest não é só uma plataforma visual. Os seus utilizadores estão também a procurar por conselhos para relações mais saudáveis, casamentos mais fortes e amizades mais verdadeiras, o que mostra um interesse em ter uma vida rodeada com pessoas que contribuem para a sua felicidade.

Cabelos selvagens

Os cortes direitos tiveram o seu tempo e dão agora lugar a outros cortes e tons muito mais irreverentes. Há quem procure por octopus hair (cabelo polvo), o corte usado por Billie Ellish, por exemplo, ligeiramente mais volumoso em cima e fino em baixo, ou por cabelos rapados e pintados. É preciso coragem, sim! Mas se a tem, por que não experimentar?

Tabuleiro de xadrez

O padrão xadrez volta em grande e não só no mundo da moda. Desde tapetes a unhas com este padrão, está assegurado que os quadrados vão predominar as nossas casas e guarda-roupas durante 2022.

Educação menstrual

A procura por informação ligada ao ciclo menstrual está a aumentar por parte dos millenialls que procuram perceber melhor como funciona esta fase, como lidar com ela, os cuidados a ter e que produtos podem facilitar. Existem centenas de ilustrações na plataforma que exploram tudo sobre este tema, com o propósito de ajudar as mulheres a sentirem-se bem consigo mesmas.

Cama de seda

Se desde o início da pandemia vimos as peças em algodão a serem as grandes escolhidas para andar por casa e para dormir, agora o twist é outro. A roupa de seda, nomeadamente os pijamas e a lingerie, vai ser a sua melhor amiga na hora de ir dormir.

Exercício físico relaxante

Vai ser um bom ano para quem não aprecia treinos de alta intensidade e demasiado puxados. Segundo nos mostram as tendências do Pinterest, o público está mais interessado em exercícios de relaxamento, em alongamentos, em passeios pela Natureza e até em atividades feitas na própria cama (e não, não é o que está a pensar). 2022 será um ano mais calmo, mas sem perder o foco no corpo e na saúde.

Mundo de pérolas

Há quem procure festas com decoração em pérolas, anéis de pérolas, ou até casamentos com o tema pérola. Este detalhe minimalista está a ser procurado como elemento decorativo até no universo da nail art.

O novo luxo

Prepare-se porque zonas como a lavandaria, a cave, a garagem ou a sala de jogos vão sofrer alterações, e bem luxosas. Os utilizadores querem que estas áreas sejam agora mais decoradas, com detalhes mais cuidados e mais cleans. Por isso, em 2022, livre-se da chamada ‘tralha’ que por lá está.

Férias de pulseira

A aventura e a mochila às costas ficam, por agora, em stand-by, porque os millennialls têm outros planos para 2022. Isto inclui férias em resorts com tudo incluído, em paisagens paradisíacas, com a praia como pano de fundo. Visto que esta é uma das gerações que mais sofre de burnouts, stresse e ansiedade, esta tendência de viagens até faz sentido.

Mais sobre tendência