Longe de nós querermos desvalorizar locais tão icónicos como a torre Eiffel, a torre de Pisa, a praça Times Square (em Nova Iorque), ou o imponente Coliseu de Roma. São lugares turísticos que milhares de pessoas cruzam e fotografam todos os dias. Provavelmente já visitou alguns deles, mas queremos dar-lhe algumas sugestões diferentes.
E se fosse observar um lago completamente vermelho? Ou passar férias a um vale chinês rodeado de vilas tibetanas? Melhor: e se pudesse observar uma mina com todas as cores do mundo (quase, vá)? Parecem imagens de outra galáxia, mas são lugares turísticos que existem mesmo aqui, na Terra.
A Saber Viver reuniu 8 lugares turísticos fora dos roteiros mais comuns. Se ainda não foi de férias, aproveite! Se já foi, comece a planear as do próximo ano. Se procura lugares turísticos em Portugal veja aqui as nossas propostas de sítios poucos conhecidos a visitar de norte a sul do país.
Lugares turísticos a conhecer no mundo
Marble Caves, Chile
As Caves de Marble ficam no sul do Chile, em Puerto Rio Tranquilo. Também conhecidas como “cavernas de mármore”, são resultado da erosão do vento e da água durante milhares de anos. Há visitas guiadas de barco dentro das cavernas, nas quais os visitantes podem observar o azul turquesa e transparente das águas, que contrastam com o branco e cinzento das paredes de mármore. Nesta imagem observamos o interior da caverna.
Foto: Geology Page
Tanah Lot, Bali, Indonésia
Junto à costa sul da ilha de Bali, na Indonésia, fica um templo hindu em cima de um rochedo – daí o nome Tanah Lot, que significa ‘terra no mar’. É um local de visita e de culto para peregrinos e para turistas. Foi construído no século XVI pelo fundador do culto ao Deus indiano Xiva em Bali, Dang Hyang Nirartha.
Vale Jiuzhaigou, China
Os chineses chamam-lhe “o mundo dos contos de fadas” e foi declarado Património da Humanidade, pela UNESCO em 1992. Jiuzhaigou, nome deste vale, significa, em chinês, ‘vale das nove vilas’, numa alusão às nove aldeias tibetanas que por lá se espalham – a mais conhecida é a Shuzheng. Os elementos naturais que aqui existem são fascinantes: além dos lagos azul turquesa – o mais importante é o das Cinco Flores, que fica a 2,5 mil metros de altitude – há ainda cascatas, incluindo as de Nuorilang, as mais largas da China.
Mina de Sal Psicadélica, Rússia
Esta mina de sal abandonada fica centenas de metros abaixo da cidade russa de Yekaterinburg. É caracterizada por cores e padrões incríveis, que resultam de um mineral, o carnalite, composto por cloreto hidratado de magnésio e potássio, que tanto pode ser vermelho, amarelado, azul, roxo ou até mesmo transparente. Apesar de apenas uma pequena parte da mina poder ser visitada, existe uma extensão muito grande de túneis para explorar, mas que apenas podem ser ocupados com autorização do governo russo.
Foto: Daily Mail
Lago Natron, Tanzânia
Poderia muito bem ser o cenário de um filme de ficção cientifica noutro planeta, mas não. É real e é aqui na Terra, mais concretamente no norte da Tanzânia, em África. A cor do Lago de Natron – um lago salgado alcalino – deve-se ao seu pH elevado que faz com que, na estação mais seca, surjam microorganismos característicos deste tipo de ambiente, que, com cor avermelhada, dão esta cor ao lago.
Foto: InspirationSeek
Huacachina, Peru
Huacachina, uma vila na província de Ica, no sudoeste do Peru, foi construída à volta de um oásis, cercada por dunas e areia. Aqui vivem pessoas, cerca de 100. É um local por onde passam também muitos turistas. Conta o mito que a lagoa de Huacachina nasceu depois de uma princesa, que tomava banho, ter sido raptada por um caçador, deixando a água a correr de tal forma que se transformou num lago.
Escadas de Haiku e Oahu, Havai
3922 degraus ligam o Vale do Haiku e a ilha de Oahu, no Havai. Conhecida também como a Stairway to Heaven, começou a ser construída na época da Segunda Guerra Mundial. Servia para auxiliar a passagem de cabos de antena de um lado para o outro, de modo a possibilitar a comunicação entre a Estação de Rádio Naval do Hauiku e a marinha dos Estados Unidos. Na década de 50 as escadas foram reconstituídas e depois recuperadas em 2003. A utilização das escadas foi proibida, ainda que muitos ignorem esta regra.
Parque Nacional de Garajonay, Gomera, Canárias
Se for às Canárias passe pela ilha de La Gomera e não perca mais um lugar turístico que vale mesmo a pena: o Parque Nacional de Garajonay, declarado Património Mundial da UNESCO na década de 80. Observe com atenção este bosque húmido, repleto de flora e fauna fora de série.
Não se esqueça destes lugares turísticos! Aponte num caderno e guarde para a próxima viagem. Veja ainda os cinco destinos baratos a não perder nas próximas férias.