© getty images
Guia para a melhor viagem à ilha do Sal, em Cabo Verde

Guia para a melhor viagem à ilha do Sal, em Cabo Verde

Falta muito pouco para os tão merecidos dias de descanso em família. Se é das que adora praia e viajar, Cabo Verde, ilha do Sal, acaba por ser uma escolha de eleição. Venha daí à descoberta da ilha da morabeza

Por Ago. 24. 2022

Fazendo jus à procura mais comum, diríamos que um dos destinos deste verão será Cabo Verde, ilha do Sal, uma das dez ilhas vulcânicas do arquipélago, que tem sol praticamente o ano inteiro, praias de areia fina e branca e um mar azul turquesa que recarrega baterias a qualquer pessoa.

Depois não há barreira da língua e, de facto, o povo cabo-verdiano sabe receber, ou não fosse o destino mais visita de Cabo Verde conhecido como a ilha da “morabeza”, cujo sentido da palavra significa amabilidade, simpatia, gentileza.

Banhos de Sal

Espargos é a maior cidade do sal, onde fica localizado o aeroporto e a que se parece mais com o verdadeiro Cabo Verde.

O mercado, os bares discretos e a vida descontraída nas ruas dão a esta vila algum charme e é, sem dúvida, um dos melhores sítios para conhecer o modo de vida cabo-verdiano, ouvir a sua música e experimentar a cozinha popular.

O prato mais conhecido é a cachupa, mas existem outros pratos de grande riqueza gastronómica: o xerém, o caldo de peixe ou os pastéis de milho.

Os elevados níveis de salinidade das Pedra de Lume permitem a flutuação

O que visitar

As salinas de Pedra de Lume

Pedra de Lume tem as mais belas salinas de Cabo Verde. A acumulação de níveis de sal no solo e na água resulta de uma antiga cratera vulcânica que foi inundada pela agua do mar, criando uma lagoa.

A paisagem é surpreendente, mas convidamo-la a tomar um banho de sal. Os elevados níveis de salinidade permitem a flutuação, recriando algum paralelismo com a experiência no mar Morto.

Há quem já a apelide de spa ao ar livre, pelas propriedades medicinais e estéticas atribuídas às águas de elevada salinidade.

© Getty images

A Buracona

É um ponto de passagem obrigatório. A Buracona é uma piscina natural no oceano, rodeada de formações vulcânicas. Esta é também entrada para várias grutas submersas que deslumbram mergulhadores experientes.

Um dos pontos altos da Buracona é ver os bancos de corais, sendo uma das grutas mais conhecidas a que é apelidada de Olho Azul – um fenómeno da Natureza –, local onde se pode observar o espetacular azul dos corais. O nome da gruta deve-se ao facto de o reflexo do sol na água parecer um olho de um azul intenso.

© Getty images

O Molhe de Santa Maria

Ir ao molhe de Santa Maria é muito mais do que ir contemplar a praia e o mar, é viver a ilha, os costumes e tradições.

Para ver a chegada dos barcos e assistir a toda a preparação da venda do peixe, a observar as casas coloniais e entrar no ritmo da vida dos locais, não pode deixar de conhecer as ruas estreitas e coloridas de uma das vilas de pescadores mais pitoresca da ilha – a localidade de Palmeira.

© Getty images

Santa Maria

É em Santa Maria que a maioria dos visitantes ficam hospedados e onde estão os melhores hotéis, bares e restaurantes da ilha. A praia de Santa Maria tem cerca de 3 km de areia branca, um mar cristalino e, ao fundo, vislumbram-se formações rochosas.

Ao longo das praias de Santa Maria, aproveite para fazer um circuito pelas barraquinhas e provar petiscos de marisco e de peixe fresco, com os sabores da cozinha africana.

Onde comer em Cabo Verde, ilha do Sal

Restaurante Américo’s

No centro da vila de Santa Maria, pode desfrutar de uma fantástica mariscada, de um incrível sushi ou de um bife de lombo na pedra num ambiente contemporâneo e moderno com toda a morabeza cabo-verdiana.

Bounty Beach

Situado mesmo em cima da areia, é ideal para refeições mais ligeiras, ao almoço, ou românticas, ao jantar, e para experimentar os sabores de Cabo Verde.

Restaurante La Victoria

Com uma carta interessante para um jantar exclusivo.

Onde ficar

Hilton Cabo Verde Sal Resort, em Santa Maria

©Hilton Cabo Verde Sal Resort

  • É um resort com 241 quartos, a apenas 15 minutos do aeroporto ;
  • Tem um Kids Club, para quem viaja com crianças pequenas;
  • O resort tem o ginásio aberto 24 horas e um “Eforea Spa” – com oito salas de tratamento;
  • Também congrega um salão de beleza, lounge de relaxamento, sauna e fonte de gelo;
  • Dispõe também de um casino, o primeiro no arquipélago de Cabo Verde e situa-se sob a praia, num lugar privilegiado;
  • Tem quatro restaurantes e fica a um quilómetro do centro da cidade, a 18 km das salinas de Pedra de Lume e a 20 km da Buracona.
A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 264, junho de 2022.
Mais sobre destinos , férias