5 ciclovias para desfrutar da paisagem em Lisboa, Cascais e Seixal
Seja para percorrer durante a semana para se deslocar para o trabalho, ou para um passeio em família, reunimos algumas ciclovias na Grande Lisboa para desfrutar de paisagens que valem a pena.
Apesar de ser a cidade das sete colinas, Lisboa tem cada vez mais ciclovias que servem não só quem anda de bicicleta diariamente, mas também quem gosta de passear sem pressas neste meio de transporte e este artigo é para estes últimos.
Sugerimos-lhe que percorra o pulmão verde lisboeta, ou seja, Monsanto, a zona ribeirinha do Cais do Sodré a Belém ou do Parque das Nações. Nos arredores da cidade, pedale na ciclovia do Guincho e no Passeio Ribeirinho do Seixal e desfrute de duas paisagens bem distintas, mas ambas impactantes.
5 ciclovias para desfrutar de diferentes paisagens
Cais do Sodré – Belém
Cais do Sodré – Belém
Esta ciclovia liga a zona ribeirinha do Cais do Sodré, ao lado da Baixa lisboeta, até Belém e os seus monumentos. Com o Tejo sempre ao lado, é um percurso plano, ótimo para fazer com toda a família. Atenção que alguns troços são partilhados com os peões. O percurso tem 7,4 km.
1 / 5
Monsanto
Monsanto
O Parque Florestal de Monsanto é o paraíso para as bicicletas, uma vez que são 42 quilómetros divididos entre pistas de BTT e ciclovias para passeios de bicicleta menos aventureiros. E sabia que pode ir de Monsanto aos restauradores sempre em ciclovias?
2 / 5
Parque das Nações
Parque das Nações
No bairro mais novo de Lisboa não poderiam faltar ciclovias. Destacamos os 4,8 km junto ao rio Tejo durante os quais se pode observar não só o rio, mas também os vários edifícios que fizeram parte da Expo 1998 e todos os outros que vieram depois.
3 / 5
Ciclovia do Guincho
Ciclovia do Guincho
Com início na Marina de Cascais e com fim na praia do Guincho, esta é uma das mais bonitas ciclovias do País. São quase 9 km sempre com o azul do mar a concorrer com o verde da vegetação, passando por locais icónicos da zona como a Boca do Inferno, faróis e fortes e, claro, as praias do Abano, da Crismina e a do Guincho. Se ainda tiver pernas, pode ir para a ciclovia seguinte, que liga à Quinta da Bicuda. São mais 3 km.
4 / 5
Passeio Ribeirinho do Seixal
Passeio Ribeirinho do Seixal
Abraça a baía da Seixal num total de 3,2 km, com o rio Tejo e o centro histórico da cidade como protagonistas. Pode continuar por mais 1,6 km para a Ponte da Fraternidade e para o Parque Ribeirinho da Amora.