O turismo que conta histórias: Dark Sky Alqueva

Uma rota que dá a conhecer o céu estrelado do Alqueva. Este é um itinerário que nos permite descobrir Portugal e a sua riqueza cultural e natural.

Por Out. 16. 2022

Junto ao grande lago do Alqueva, quando chega a noite, os olhares viram-se para o céu em busca da Via Láctea, da Ursa Maior e da Ursa Menor.

O facto de ser uma das zonas com menor poluição luminosa da Península Ibérica fez desta zona um ponto de astroturismo por excelência. A reserva Dark Sky Alqueva está dispersa por dez concelhos alentejanos.

Reza a história que já o Homem do Neolítico dava importância ao céu e estudava-o. Portanto, acredita-se que os muitos monumentos megalíticos que povoam a região simbolizam a importância do Sol e da Lua e a relação dos astros com a vida do Homem.

Atividades diurnas

©

Não pense que só à noite é que há coisas para fazer por estas paragens. Quando o sol brilha, é possível fazer observação solar, passeios pedestres ou equestres, canoagem, passeios de barco, provas de vinho, birdwatching e até ver o nascer do sol a voar num balão de ar quente.

As praias fluviais do Alqueva também são sempre uma opção para passar o dia.

Gastronomia

©

Com pouco se faz muito, ou seja, foi da escassez que nasceu a rica gastronomia alentejana, onde se destacam pratos como açorda à alentejana, ensopado de borrego, sopa de cação, sopa de tomate, migas, só para dar alguns exemplos.

Depois juntam-se os enchidos, os queijos e os vinhos. Para terminar, cai bem uma sobremesa que por aqui são de inspiração conventual, caso do pão de rala, das encharcadas, das barrigas de freira e sericaia.

Atividades noturnas

©

Na Cumeada, Reguengos de Monsaraz, uma antiga escola primária foi transformada num observatório e sede da Dark Sky Alqueva.

Os telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica permitem uma experiência visual ímpar de planetas, das crateras da Lua, galáxias e estrelas.

Além da observação, é possível fazer workshops de astrofotografia com o fotógrafo Miguel Claro, fazer passeios a cavalo, pedestres, de canoa e de orientação sob o céu estrelado, observação noturna de aves, ceias nas margens do Alqueva e provas de vinhos.

Onde ficar

©

São muitas as opções de alojamento no território do Alqueva e as atenções viram-se sobretudo para os turismos rurais, onde pode pernoitar e experienciar viver no Alentejo.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 266, agosto de 2022.
Mais sobre destinos , férias