A Costa Atlântica, o Caminho Português de Santiago, o Douro, o Porto, as Aldeias de Xisto, Lisboa/Cascais, a Praia da Falésia e a Madeira são os oito destinos portugueses que se destacam em vários rankings de publicações e sites especializados em viagens e também em publicações generalistas. Veja o que dizem sobre Portugal, talvez a convençam a escolher um destes lugares em território nacional para as próximas férias.
1. Costa Atlântica
A Condé Nast Traveller diz que Portugal é um dos destinos ideias para viajantes sozinhos, sobretudo se gostam de surfar. A revista de viagens descreve o nosso País como um local ensolarado com praias para todos os gostos nos seus 800 km de costa e sem se estar constantemente rodeado de famílias e casais.
“A invejável cena de surf camps de Portugal dá ao seu litoral uma vibração totalmente diferente, onde viajantes individuais podem facilmente aparecer sozinhos e brindar com novos amigos”, afirmam. Além das praias, a Condé Nast Traveller sugere o Parque Nacional da Peneda-Gerês, as aldeias tradicionais das Beiras, Lisboa e Porto (que são consideradas menos convencionais e informais em comparação com as suas congéneres espanholas, francesas ou italianas), os festivais de música e as festas dos santos populares.
2. Caminho Português de Santiago
A Lonely Planet destaca nos destinos sustentáveis o Caminho Português de Santiago, que liga Lisboa a Santiago do Compostela ao longo de 620 quilómetros. A pé ou de bicicleta, esta rota de peregrinação passa por cidades, aldeias, igrejas românicas, vinhas, rios e florestas.
A editora de guias de viagem sugere ficar nos albergues erigidos para hospedar os peregrinos, experimentar os restaurantes tradicionais e ir fazendo amizades com outros outros caminhantes.
3. Douro
A Travel + Leisure dividiu a sua lista de destinos a visitar em categorias: imersão cultural, comida e bebida, aventura, cidade, natureza e momentos na água e foi, nesta última, que destacou o Douro, devido ao desenvolvimento do enoturismo.
Percorrer o rio num barco ou veleiro só para si com um skiper para poder parar nas quintas vinícolas que desejar para provar os vinhos, mas também a gastronomia local, ou num dos barcos que fazem cruzeiros no Douro é a sugestão desta publicação de viagens.
O The Times também realça o vale do Douro, sugerindo-o como meta de todos aqueles que gostam de viajar de bicicleta, neste caso, elétrica. O jornal britânico fala de uma viagem autoguiada de sete dias.
4. Porto
A Forbes destaca a Cidade Invicta e o seu “encantador Património Mundial da UNESCO”, o famoso vinho do Porto, produzido desde o século XVIII, e as suas caves situadas em Vila Nova de Gaia.
Por último, a revista norte-americana dá ainda ênfase à cena hoteleira da cidade, que tanto tem crescido nos últimos anos. A Forbes fala do recém-inaugurado The Lince Santa Clara, em Vila do Conde, e do Altis Porto Hotel & Spa, cuja abertura está anunciada para este ano.
5. Aldeias do Xisto
“Escondidas nas encostas das montanhas, por entre vales pitorescos e rios serpenteantes”. É desta forma que o Washington Post descreve as Aldeias do Xisto, uma rede de 27 aldeias pitorescas no interior de Portugal.
De acordo com o jornal norte-americano, são particularmente populares entre os caminhantes, ciclistas e amantes da natureza e tem alojamentos para todos os orçamentos, dando o exemplo do luxo das Casas do Côro, em Marialva, e a descontração da Cerdeira Home for Creativity, na Cerdeira. Tudo isto sem multidões de turistas.
6. Lisboa e Cascais
O The Times elege Lisboa e Cascais com o destino perfeito para férias com adolescentes. O jornal britânico afirma que a atitude descontraída, o surf, a estética e o clima Atlântico conquistará até os jovens mais aborrecidos.
Na capital, realça as zonas do Cais do Sodré, a Praça do Príncipe Real e a LX Factory, já em Cascais evidencia as praias sobretudo a do Guincho, mais espaçosa.
7. Praia da Falésia
Já os utilizadores do site Tripadvisor elegeram a Praia da Falésia, no Algarve, como a melhor do mundo devido às “suas falésias dramáticas, areias douradas e águas azuis cintilantes”.
Esta praia estende-se entre Albufeira e Vilamoura e, além do areal, é conhecida pelo trilho no topo das falésias e pelo fácil acesso. Na lista só dedicada à Europa, há ainda mais duas praias portuguesas: a Nazaré (22º lugar) e a dos Três Irmãos (24º lugar), esta última também no Algarve.
8. Madeira
A Pérola do Atlântico ficou em sétimo lugar na lista dos destinos do ano do site Best European Destination.
Conseguiu este lugar devido às suas montanhas, à floresta laurissilva, às levadas (canais de irrigação que existem por toda a ilha e que são trilhos de grande espetacularidade), ao clima ameno durante todo o ano, à segurança e à simpatia das suas gentes.
A gastronomia, os desportos de aventura, bem como a paradisíaca praia da ilha do Porto Santo, com nove quilómetros de areia dourada, são outros dos pontos fortes apontados.