Se antes o planeamento das suas férias dependia única a exclusivamente da sua vontade – e das suas amigas ou namorado – agora o cenário é outro. Formou uma família. Tem filhos. As férias envolvem crianças. Crianças adoráveis, que ama mais do que tudo no mundo, mas que são… crianças. E, sejamos honestas, ir de férias com os miúdos pressupõe uma logística tramada.
Catarina Beato é mãe de 3 filhos e autora de Dias de Uma Princesa, um blogue onde partilha pensamentos, memórias, desabafos e dicas sobre a vida em família. Diana Garrido e Rita M. Pereira são mães de meninas de 4 anos. Juntas lançaram “Amãezonia – ter filhos é uma vida selvagem“, a página onde partilham vários truques e dicas sobre a maternidade, sempre com um tom humorístico e repleto de ilustrações. Já Alexandra Neves da Silva, que tem 4 filhos, é a cara do projeto Nheko, uma plataforma com uma forte componente cultural, com atividades e sugestões de programas para toda a família.
Melhor do que ninguém, estas mulheres saberão desvendar os truques essenciais para não voltar ainda mais cansada das férias. E é isso mesmo que vai acontecer: a Saber Viver pediu-lhes que revelassem as chaves de ouro para ir de férias com os miúdos. Juntas, estas dicas formam um verdadeiro manual para ler com atenção. Se puder, guarde no bloco de notas do telemóvel, ou aponte num papel. Vai ser-lhe muito útil. Acredite.
Dicas para ir de férias com os miúdos (dadas por quem sabe)
As dicas para ir de férias com os miúdos de Catarina Beato, Dias de uma Princesa
Relaxar em algumas rotinas e manter outras
“A ideia é manter rotinas que nos permitam relaxar mais, mas ser mais flexíveis noutras que não prejudiquem ninguém. Exemplos: mantenho sempre a sesta dos mais pequenos porque, podemos até achar que aguentam sem dormir à tarde, mas, conforme o dia vai passando, começam a ficar insuportáveis e com um humor terrível – não queremos isso. Por outro lado, relaxo absolutamente em relação às refeições. Há sempre comida e eles vão comendo quando têm fome. Excepto se forem bebés e ainda mamarem, claro.”
Estabelecer regras não negociáveis
“Relaxamos em algumas rotinas, mas devemos criar regras próprias para as férias. Costumo estabelecer um horário em que podem ver televisão ou ver vídeos no Youtube e usar o telemóvel, no caso dos adolescentes. Também é obrigatório pôr o creme antes de vestir o fato de banho – evita muitas confusões na chegada à praia. Esquecer o chapéu dá direito a que nos esqueçamos de ir comprar o gelado.”
Com bebés, levar todos os objetos essenciais
“Levar a casa atrás não é, de todo, o ideal, mas se falamos de férias com filhos, o arrependimento será maior se deixarmos para trás alguns objetos essenciais. Assim, e quando são bebés, aconselho a levarem o carrinho de passeio, a cadeira de comer e a cama de viagem, são fundamentais. Podem ainda adicionar o sling, no caso de terem bebés. Facilita muito a vida e deixa-nos os braços livres.”
As dicas para ir de férias com os miúdos de Diana Garrido e de Rita M. Pereira, Amãezonia – Ter Filhos é uma Vida Selvagem
Planear as viagens, quer seja de carro quer seja de avião
“Preparar alguns jogos no tablet, puzzles e autocolantes para acabar logo com birras. Andar sempre com packs de snacks para aqueles tempos de espera ou de viagem. Sugerimos sumos, frutos secos, mini sandes ou bolachas – saudáveis, claro.”
Sempre que possível, passar férias com amigos que também tenham filhos
“Os miúdos divertem-se muito mais, e os pais também, e chateiam muito menos. Ficam tão entretidos uns com os outros que não estão sempre a precisar da nossa atenção. Torna-se também mais fácil controlá-los, basta pôr um a comer, que os outros imitam e… vitória.”
Alugar uma casa
“Um hotel é pouco prático quando se tem uma criança pequena, que ainda dorme a sesta e que ainda precisa de descansar. Ficar fechado no quarto à espera que ela acorde é uma chatice. Além disso, numa casa há mais espaço para eles brincarem.”
Apostar numa mochila de transporte
“Se a criança tiver até 4 anos, leve uma mochila de transporte para que, nas filas ou passeios maiores, ela não saia de perto dos pais. Também é útil para as alturas em que se atira para o chão e diz que não consegue andar mais.”
Levar alguns brinquedos e livros de casa
“Os miúdos gostam de rotinas e das suas coisas. Ter objectos familiares ao pé deles sossega-os e evita birras maiores.”
As dicas para ir de férias com os miúdos de Alexandra Neves da Silva, Nheko
Saber gerir as horas das viagens
“Não viajar à hora do calor, caso não haja um bom sistema de ar condicionado. Se forem pequenos, conciliar a hora da viagem com os períodos de sono. Se forem adolescentes é indiferente porque dormem a qualquer hora. Em todas as paragens, criar idas obrigatórias à casa de banho.”
Manter as boas energias
“O ambiente que os adultos proporcionam é fundamental. Em dias de viagem é muito importante que sejamos (ainda mais) tolerantes, pacientes, gentis, simpáticos, alegres e por aí fora. A boa onda é contagiante e amor com amor se paga.”
Ter uma boa mala
“Outra das minhas regras de ouro é ter uma mala tipo Sport Billy [personagem de uma série de animação dos anos 80 que tinha uma mala mágica], onde cabe tudo e de onde tudo pode sair.”
Apostar em música
“Uma boa companhia para viagens é a música. Desde muito pequenos que os nossos filhos se habituaram a ouvir música com auscultadores, cada um tem a sua playlist com as músicas favoritas, sem esquecer algumas bem calminhas daquelas que ajudam a adormecer.”
Achou estas dicas para ir de férias com os miúdos úteis? Vai aplicá-las nas suas férias em família? Conheça também as nossas dicas para ser mais feliz!